A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, chegou a Kiev, capital da Ucrânia, no Dia da Europa, 9 de maio. Na rede social X, Roberta Metsola, escreveu: “De novo na terra dos bravos. Em Kiev, no Dia da Europa”.
Roberta Metsola e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discutiram as negociações de adesão da Ucrânia à União Europeia a próxima Cimeira da Paz na Suíça e o apoio do Parlamento Europeu ao plano de paz de 10 pontos do Presidente Zelensky, à defesa aérea, às sanções contra a Rússia e à utilização dos lucros dos ativos russos congelados para a defesa e recuperação da Ucrânia.
Durante a conferência conjunta de Volodymyr Zelensky, e de Roberta Metsola, o presidente ucraniano prometeu parar a ofensiva russa na Federação Russa depois de receber novos carregamentos de armas do ocidente.
Sobre os relatos de avanços russos no Donbass, Zelensky afirmou: “Eles agora têm a iniciativa na frente. Isto não é segredo. Precisamos detê-los e tomar a iniciativa com as nossas próprias mãos. Isto só pode ser feito quando tivermos algo forte nas nossas mãos. Assim que chegarem os fornecimentos de armas, vamos parar a iniciativa deles no leste do Estado”.
O presidente ucraniano confirmou que a Federação Russa está a preparar uma ofensiva, acumulando forças no norte da Ucrânia e no leste, mas lembrou que os russos “não estão tão bem quanto pensavam”.