Na Baja TT do Pinhal, prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT) de 2018, arrancou a segunda edição da Taça YAMAHA dedicada ao modelo YXZ 1000R. As pistas beirãs de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã, bem encharcadas, receberam os participantes da competição promovida pela YAMAHA Motor Portugal e que se encontra inserida no CNTT.
A classe Open foi a mais participada com oito equipas à partida. E desde cedo que Ricardo Carvalho impôs o ritmo dominando o prólogo de forma absoluta para terminar a corrida a subir ao pódio da classificação geral absoluta.
Na segunda posição a dupla Mário Franco e Luís Engeitado manteve sempre o lugar que, para além de segunda posição na Taça Yamaha YXZ 1000R, foi a grande vencedora da Classe SSV T2 do CNTT.
O pódio da classe Open completou-se com a dupla António Resina de Carvalho e Tiago Martins, que terminou em terceiro lugar.
Terminaram a corrida mais três equipas: o estreante Arnaldo Monteiro e as duplas da Franco Sport Rui Serpa e Nuno Matias, e André Rodrigues e Ricardo Porto Nunes, cujo piloto também efetuava a sua primeira corrida nesta modalidade.
Na classe Stock compareceram duas equipas, mas apenas Vasco Melo chegou ao fim. O piloto que fazia nesta Baja TT do Pinhal a sua segunda corrida de SSV completou os 280 quilómetros sem dispor de navegador porque o conceituado piloto de ralis Pedro Leal que o deveria acompanhar, tal como acontecera em Portalegre, não pode à última hora estar presente.
A prova inaugural do campeonato nacional “batizou” todos os concorrentes, de forma impar, levando ao máximo máquinas e pilotos em condições climatéricas exigentes. “A Yamaha alegra-se pela boa organização e espírito das equipas presentes na Taça YXZ 1000R, referiu Luis Pinto Figueiredo, MKT Manager da YME – Portugal.
O representante da marca acrescentou: “Acreditamos que os pilotos presentes nesta competição irão tirar partido ao máximo dos seus veículos e irão ter uma época de sucesso por diante.”
A próxima jornada da Taça Yamaha YXZ 1000R terá lugar no Algarve quando a 7 e 8 de Abril se disputar a Baja TT de Loulé organizada pelo Clube Automóvel do Algarve.
Classificações Yamaha Open:
1 – 303 Ricardo Carvalho
2 – 317 Mário Franco/Luís Engeitado
3 – 354 António Carvalho/Tiago Martins
4 – 358 Arnaldo Monteiro
5 – 318 Rui Serpa/Nuno Guilherme
6 – 319 André Rodrigues/ Ricardo Porto Nunes
Classificações Yamaha Stock:
1 – 348 Vasco Melo