O envelhecimento é uma condição comum a qualquer pessoa. Ao nascer, crescer e da juventude passar a uma idade mais avançada leva a algumas mudanças. Essas mudanças incluem o que designamos como envelhecimento.
O envelhecimento apresenta-se de todas as formas, mas genericamente vem associado à pele e às rugas da pele. A pele diminuiu a elasticidade à medida que envelhecemos, um envelhecimento que geralmente começa a aparecer a partir dos 20 anos.
A ciência tem vindo a estudar fórmulas que permitam diminuir a velocidade do envelhecimento da pele, e atualmente existem alguns produtos que aumentam a capacidade de retardar esse envelhecimento. Mas as ofertas disponíveis no mercado de produtos antienvelhecimento são muitas o que exige algum conhecimento para os poder selecionar. Há dez fatores que devem ser conhecidos.
1. Produtos antienvelhecimento com diferentes preços
O mercado oferece produtos antienvelhecimento com preços diferentes, preços que são definidos pelo fabricante do produto. Os preços não definem a qualidade dos produtos e produtos mais caros podem apenas ser estratégias de produção e comercialização. Devem ser escolhidos os produtos que melhor se adequam a cada tipo individual de pele.
2. Produtos antienvelhecimento possuem diferentes ingredientes
Os cremes antienvelhecimento, soros e loções são feitos de diferentes produtos, pelo que é importante conhecer todos os ingredientes no momento da compra. O elemento mais comum que funciona melhor para quase todas as peles em envelhecimento são os antioxidantes e os de ácido hialurónico. No entanto cada pele pode reagir de forma diferente a esses elementos pelo que é importante conhecer a pele.
3. O efeito dos antioxidantes na pele
Os produtos à base de antioxidantes são os melhores para serem utilizados como antienvelhecimento, dado oferecerem a melhor proteção contra os radicais livres ambientais. O uso vai manter a pele radiante e mais saudável.
4. O uso precoce de produtos antienvelhecimento é benéfico
As rugas que aparecem como resultado do envelhecimento normalmente começam a aparecer ainda numa idade jovem. Pelo que usar os produtos antienvelhecimento a partir dos 20 anos poderá ajudar a reduzir o processo de envelhecimento. O uso de produtos antienvelhecimento também deve ser consistente, e não utiliza-los durante períodos e durante outros períodos não os usar. Neste caso as rugas podem frequentemente parecer.
5. Protetor solar usado como produto antienvelhecimento
Quando uma pessoa está exposta a muita luz solar, a pele liberta a humidade e fica bronzeada. A libertação da humidade e revirar da pele são os maiores contribuintes para o desenvolvimento de rugas. Portanto, quando exposta ao sol, é conveniente sempre o uso de cremes protetores solares para evitar o envelhecimento rápido. O protetor solar é o melhor, dado oferecerem proteção UV ao contrário de alguns dos produtos antienvelhecimento.
6. É suficiente um único produto antienvelhecimento
Quando se procura uma solução duradoura para a pele, é importante ser consistente no uso do creme. Mudar de um creme para outro não vai ajudar, mas pelo contrário pode trazer alguns perigos. Quando são misturados diferentes produtos antienvelhecimento a eficácia é reduzida. A solução passa por identificar o melhor produto para a pele e usá-lo consistentemente. Outros produtos podem prometer melhores resultados, mas podem não funcionar com o tipo de pele que se pretende proteger.
7. Cremes e soros são duas coisas diferentes
Os Cremes e os soros podem ser usados simultaneamente. Os cremes são usados principalmente para fornecer hidratação e nutrição à pele. Os cremes são usados para tratar a pele mais profunda, pois contêm ingredientes ativos. Os ingredientes ativos têm a capacidade de interagir com as camadas mais profundas da pele e, portanto, para obter melhores resultados.
8. Mudança de rotina sobre o uso de antienvelhecimento
À medida que se envelhece, as rugas e dobras da pele tornam mais intensas. Portanto, a freqüência do uso dos produtos antienvelhecimento também deve ser aumentada para combater os crescentes riscos. A pele também pode acostumar-se com o produto e, portanto, é necessário ajustar o produto.
9. Injeções de Botox e ‘Filler’
O tipo de tratamento de Botox e ‘Filler’ pode ajudar a diminuir as rugas no rosto, mas não durar por muito tempo. Os procedimentos de Botox são destinados apenas para um determinado tempo e não vão impedir um maior envelhecimento.
10. Aplicação de produtos antienvelhecimento
A aplicação destes produtos depende do tipo de pele. Para as peles secas é aconselhável aplicar o creme à noite, o mesmo para a pele sensível. Para a pele oleosa, é bom aplicar de manhã. É preciso conhecer os padrões da pele antes de adotar o uso de produtos antienvelhecimento.