Cinco viaturas ‘Espaço Cidadão Móvel’ vão, a partir desta semana, ao encontro dos cidadãos para lhes prestar um conjunto de serviços públicos em diferentes áreas: Segurança Social, Justiça, Finanças, Agricultura, Infraestruturas e Saúde.
O ‘Espaço Cidadão Móvel’ é um ponto de atendimento digital mediado que segue o princípio da mobilidade, aliás tal como acontece já com o ‘Espaço Cidadão Solidário’, em que os serviços públicos vão ao encontro dos cidadãos e das suas necessidades, em vez de serem estes a deslocarem-se, que em alguns casos obrigavam a grandes distâncias
Na primeira fase, os ‘Espaço Cidadão Móvel’ vão reforçar o trabalho, coordenado pela Segurança Social, de apoio às populações vítimas dos incêndios do ano passado.
Estes novos equipamentos disponibilizam os seguintes serviços:
■ Informação sobre apoios sociais disponibilizados às populações afetadas pelos incêndios;
■ Informação sobre prestações sociais atribuídas pela Segurança Social;
■ Sinalização de situações com necessidades de acompanhamento social ou médico;
■ Informação sobre apoios disponíveis às empresas afetadas e apoios à empregabilidade;
■ Informação e emissão de certidões, requisição do documento de identificação ou 2ª via do certificado de matrícula;
■ Informação sobre a situação dos veículos ardidos;
■ Informação de apoio a agricultores e reposição do potencial produtivo;
■ Renovação da Carta de Condução;
■ Emissão do Registo Criminal;
■ Emissão de Chave Móvel Digital (importante para suprir falta do CC a quem tenha ficado sem ele);
■ Entrega de despesas médicas da ADSE para reembolso.
O serviço junto das populações é prestado por equipas de técnicos de vários serviços públicos, nomeadamente Segurança Social, Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) e Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Há também o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da Fundação INATEL.