A Comissão Europeia e o Reino Unido chegaram a um acordo político sobre a participação do Reino Unido nos programas da União Europeia (UE) de investigação e inovação, Horizonte Europa, e de observação da Terra, Copernicus.
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou: “A UE e o Reino Unido são parceiros e aliados estratégicos fundamentais, e o acordo de hoje (7 de setembro) prova esse ponto. Continuaremos na vanguarda da ciência e da investigação globais.”
Assim, o Reino Unido irá contribuir financeiramente para o orçamento da UE e está sujeito a todas as salvaguardas do Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido. Globalmente, estima-se que o Reino Unido contribuirá com quase 2,6 mil milhões de euros por ano, em média, para a participação no Horizonte Europa e na componente Copernicus do programa Espacial.
A Comissão Europeia aponta que a partir de 1 de janeiro de 2024, os investigadores e organizações no Reino Unido poderão participar no Horizonte Europa em pé de igualdade com os seus homólogos nos Estados-Membros da UE e terão acesso ao financiamento do Horizonte Europa.
Com esta retoma do Reino Unido ao Horizonte Europa, de onde saiu devido ao Brexit, irá ser reforçada “a oportunidade de fazer parte de uma rede mundial de investigadores e inovadores que visa enfrentar os desafios globais nos domínios do clima, da energia, da mobilidade, do digital, da indústria e do espaço, da saúde e muito mais”.
Também “a associação ao Copernicus permitirá a contribuição do Reino Unido para um programa espacial estrategicamente importante, com capacidade de última geração para monitorizar a Terra e aceder aos seus serviços. O Copernicus dá um contributo essencial para alcançar o nosso Pacto Ecológico Europeu e os objetivos de emissões líquidas zero”.
A Comissão Europeia indica ainda que “o Reino Unido também terá acesso aos serviços da Vigilância e Rastreamento Espacial da UE, que é um componente do Programa Espacial da UE.”