As empresas de telecomunicações do Reino Unido já começaram a remover a Huawei das redes 5G no Reino Unido. Desde novembro de 2021 que o Governo dispõe de mecanismo legal para restringir o uso de equipamentos de fornecedores considerados de alto risco para redes públicas em que estão em causa interesses da segurança nacional.
Para o Governo a nova legislação vai garantir que as redes móveis do Reino Unido continuem seguras e protegidas à medida que o 5G se incorpora progressivamente na infraestrutura nacional, indústrias e nas atividades diárias.
Com a classificação da Huawei como um fornecedor de alto risco pelo Governo do Reino Unido os operadores de telecomunicações devem:
■ Remover todos os equipamentos Huawei das redes 5G até o final de 2027.
■ Não instalar equipamentos Huawei em redes 5G.
■ Remover todos os equipamentos Huawei do núcleo das redes de telecomunicações até 28 de janeiro de 2023.
■ Não instalar equipamentos Huawei afetados por sanções em redes de fibra total.
■ Reduzir a participação de equipamentos Huawei para 35% das redes de acesso total de fibra e 5G (ou seja, não-núcleo) até 31 de julho de 2023.
■ Remover o equipamento de transmissão intracore e interoperador de alta taxa de dados da Huawei – hardware que envia dados por uma rede sem os processar – de todas as redes até 31 de dezembro de 2025.