No Reino Unido vão estar disponíveis, a partir da próxima semana, dois novos testes capazes de detetar a COVID-19 e outros vírus de inverno, como o da gripe e o vírus sincicial respiratório (VSR), em apenas 90 minutos. Estes novos testes vão aumentar fortemente a capacidade de testagem antes da chegada do período da gripe sazonal.
Milhões de testes rápidos e inovadores ao novo coronavírus vão estar disponíveis nos hospitais, clínicas, lares de idosos e laboratórios em todo o Reino Unido, indicou o Governo londrino. Os testes vão permitir um melhor e mais rápido aconselhamento sobre as medidas a tomar para impedir a propagação do vírus.
Os testes não requerem um profissional de saúde treinado para os operar, o que significa que eles podem ser implementados em ambientes não clínicos. Esta condição vai ajudar a fortalecer ainda mais a resposta ao coronavírus no período de inverno, possibilitando aos médicos a capacidade de distinguir entre casos de COVID-19, que têm requisitos específicos de autoisolamento, e outros vírus de inverno.
Para Matt Hancock, secretário de saúde do Governo britânico, dado estes testes detetarem a gripe, assim como o COVID-19, serão extremamente benéficos à medida que avançamos no inverno, para que os pacientes possam seguir os conselhos certos para se protegerem a si e aos outros.
Teste de ADN para coronavírus
O novo teste rápido LamPORE poderá processar amostras de zaragatoa e saliva para detetar a presença de COVID-19 em 60 a 90 minutos. O novo teste tem a mesma sensibilidade que o teste de zaragatoa de PCR amplamente usado, mas pode ser usado para processar zaragatoas em laboratórios. A máquina GridION para secretária pode processar até 15.000 testes por dia ou o MinION do tamanho da palma da mão pode processar até 2.000 testes por dia para implantação num laboratório de comunidade.
Estamos muito satisfeitos por trabalhar com o governo do Reino Unido para apoiar e capacitar nossas comunidades a gerenciar efetivamente os testes em nível nacional e localizado.
Os novos testes de RNA COVID-19 da DnaNudge são baseados na inovação de testes de ADN da DnaNudge, que fornece processamento fora de um ambiente de laboratório, usando o analisador ‘NudgeBox’ patenteado e miniaturizado da DnaNudge, que pode ser usado em qualquer lugar.
Sobre o LamPORE
O LamPORE usa um método chamado RT-LAMP para identificar e amplificar o vírus SARS-CoV-2 numa amostra original, e a tecnologia de sequenciamento da Oxford Nanopore para identificar com precisão o vírus amplificado. Testa a infeção ativa, fornecendo uma solução de teste complementar para a deteção de anticorpos, atualmente capaz apenas de indicar uma infeção anterior.