No Reino Unido, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, sigla em inglês) aprovou a vacina de mRNA contra COVID-19 da Moderna. Esta autorização temporária vai permitir ao Reino Unido dispor de uma nova vacina para aumentar a imunização da população.
“Agradecemos a confiança demonstrada pela MHRA do Reino Unido na vacina COVID-19 da Moderna. Esta decisão marca um passo importante na luta global contra COVID-19 ”, referiu Stéphane Bancel, CEO da Moderna, citado em comunicado.
O Governo do Reino Unido exerceu a sua opção de compra de 10 milhões de doses adicionais da Vacina Moderna COVID-19, e confirmou a compra de um total de 17 milhões de doses. As primeiras entregas da Vacina ao Reino Unido devem começar no início de 2021.
A Agência de Medicamentos do Reino Unido passa a ser a quinta a autorizar a vacina COVID-19 da Moderna, a seguir à FDA nos Estados Unidos, em 18 de dezembro de 2020, no Canadá em 23 de dezembro de 2020, Israel em 4 de janeiro de 2021 e a União Europeia em 6 de janeiro de 2021. Noutros países os trabalhos de revisão estão atualmente em curso, incluindo em Singapura e na Suíça.