“Refugiados em Portugal no século XX”, por Fábio Alexandre Faria, Carolina Henriques Pereira

“Refugiados em Portugal no século XX”, por Fábio Alexandre Faria, Carolina Henriques Pereira
“Refugiados em Portugal no século XX”, por Fábio Alexandre Faria, Carolina Henriques Pereira.

Guerras como a Primeira Guerra Mundial, a Guerra Civil de Espanha ou a Segunda Guerra Mundial, bem como ascensão de regimes autoritários na Europa obrigaram milhões de pessoas a abandonar os seus países e a procurar acolhimento noutros em outros países.

Portugal teve durante o século XX um papel central na história dos refugiados. No entanto, as reações e atitudes dos governos e da população portuguesa foram diferentes consoante o regime vigente fosse a Monarquia Constitucional, a Primeira República, a Ditadura Militar e Estado Novo, o contexto internacional ou a composição das vagas de refugiados.

Privilegiando sobretudo a ordem e a segurança, Portugal mostrou-se recetivo e acolhedor quando entendeu que os refugiados não representavam perigo, mas manteve uma postura mais intransigente, restritiva e repressiva sempre que considerou os refugiados uma ameaça para o regime e o país.

Neste olhar para um passado mais atual do que nunca, os historiadores Carolina Henriques Pereira e Fábio Alexandre Faria mostram-nos como Portugal, entre as décadas de 1900 e 1970, foi porto de esperança para milhares de deslocados de guerra e refugiados, embora nem sempre com hospitalidade generalizada.

A publicação “Refugiados em Portugal no século XX” está prevista para 2 de outubro de 2024

Dos autores

Fábio Faria é doutorado em História Moderna e Contemporânea é um investigador galardoado. Em 2021, com o trabalho Refugiados Espanhóis em Portugal venceu o Prémio Mário Soares. Foi-lhe atribuída ainda uma menção honrosa no âmbito do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea.

Carolina Henriques Pereira é doutorada de História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC/FLUC) e autora do livro Refugiados da Segunda Guerra Mundial nas Caldas da Rainha.