Campanha dos Armazéns Marques Soares promove reflorestação da Mata Nacional do Bussaco. A iniciativa, que pretende também assinalar o Dia Mundial da Terra, (que se celebra todos os anos a 22 de abril), mas de uma forma com um real impacto numa área protegida e que está classificada como Monumento Nacional, desde 2018.
A iniciativa da marca nacional de comércio tradicional, Marques Soares, que possui lojas no Porto, Braga, Penafiel, Vila Real, Aveiro, Santarém, Évora e Beja, envolvendo cerca de 250 colaboradores, decorrerá nos dias 21 a 23 de abril.
Durante os três dias, por cada compra de valor igual ou superior a 150 euros, nas lojas da Marques Soares, a empresa assume os encargos com a plantação de uma árvore na Mata Nacional do Bussaco, e assim, contribuir para a renovação de um dos principais ativos naturais do País.
A plantação das árvores conseguidas na campanha será posteriormente assegurada pela associação Plantar Uma Árvore e decorrerá no outono deste ano, nos 105 hectares da Mata Nacional do Bussaco, no concelho da Mealhada, a 548 metros de altitude, no extremo noroeste da serra do Bussaco, um local que favorece um microclima, de temperaturas amenas, elevada precipitação e frequentes nevoeiros matinais – caraterísticas que favorecem uma elevada biodiversidade.
Dividida em quatro unidades de paisagem: Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos, Floresta Relíquia e Pinhal do Marquês, é uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural. Em 2022 bateu o record de visitantes ao atingir cerca de 500 mil.
“A sustentabilidade é um tema muito sentido no nosso Grupo e, recorrentemente, desenvolvemos iniciativas tendentes a ir ao encontro dos temas que promovem mensagens e gestos ecológicos, que convêm ser reforçados, sobretudo junto das novas gerações”, nota Elisabete Neves, responsável de marketing da Marques Soares.
Envolvida na iniciativa a associação Plantar Uma Árvore, que foi oficializada a 25 de abril de 2012, desenvolve a sua atividade pela valorização do património natural, sustentabilidade ecológica e na promoção da consciência ambiental e da responsabilidade social. Uma Associação que desenvolve e implementa programas de voluntariado, de curta e longa duração, para a recuperação de áreas ecologicamente degradadas, através da restituição de bosques nativos e das espécies autóctones, através de iniciativas que envolvem a sociedade.
A associação privilegia plantações biodiversas para potenciar a taxa de sobrevivência, a biodiversidade e a resiliência aos fogos.
Os Armazéns Marques Soares abriram portas na Rua das Carmelitas, no Porto, a 5 de novembro de 1960, com um espaço inicial de 150 metros quadrados e 10 funcionários. No início, as vendas estavam confinadas a tecidos para vestuário, malhas e camisaria. Atualmente, conta com uma área bruta de 14 mil metros quadrados e quase três centenas de colaboradores, divididos pelas diferentes lojas presentes no Porto, Braga, Aveiro, Santarém, Beja, Vila Real e Évora.
Com cerca de 70 mil clientes, a Marques Soares é uma das marcas de referência no comércio nacional, facto que já mereceu o reconhecimento internacional, por parte da European Foundation for Entrepreneurship Research, como sendo uma das 500 empresas mais dinâmicas da Europa.