A Real Fábrica de Tapices (RFT) restaurou duas tapeçarias, que atualmente integram a coleção da Residência Oficial do Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, e que tinham sido fabricadas em 1944, pela empresa.
“A Tomada de Tânger” e “O Assalto” são cópias de dois fragmentos das famosas tapeçarias conservadas no Museu de Tapeçarias da Colegiada de Pastrana, em Espanha.
Origem das tapeçarias
Ambas as tapeçarias representam as conquistas de D. Afonso V de Portugal na costa do Norte de África o que motivou originalmente o interesse do Governo de Portugal em adquirir réplicas das peças.
A Real Fábrica de Tapices descreve que as tapeçarias originais foram tecidas no sul dos Países Baixos no último quarto do século XV e, por razões desconhecidas, passaram a formar parte da coleção dos Duques de Pastrana. Em 1933, o governo espanhol da Segunda República encomendou à então Fábrica Nacional de Tapices o restauro das tapeçarias originais bem como a criação de réplicas. Posteriormente, o Governo do General Franco vendeu-as a Portugal.
Nessa mesma época, também se elaboraram algumas cópias de detalhes das tapeçarias originais para clientes particulares e institucionais, como é o caso das tapeçarias em questão, que foram agora restauradas.
Processo de restauro das tapeçarias
O processo de intervenção baseou-se no restauro de ambas as tapeçarias e na sua adaptação para a montagem dos mesmos.
As tapeçarias encontravam-se relativamente em bom estado de conservação, embora apresentassem sujidade superficial, alterações de cor e deterioração na estrutura dos sistemas de proteção e suspensão.
Assim, o restauro iniciou-se com uma limpeza aquosa no sistema de lavagem por imersão controlada para peças de grandes dimensões, um sistema de que a Real Fábrica de Tapices dispõe.
O procedimento garante um manuseamento mínimo das peças durante todo o processo. Foram ainda removidas as intervenções anteriores que causavam danos às tapeçarias e a deterioração foi estabilizada através da consolidação ou fixação das áreas mais deterioradas. Por último, procedeu-se ao revestimento com forro da parte posterior e ao sistema de montagem.