Quinzena de Dança de Almada com artistas já reconhecidos e novos talentos

Quinzena de Dança de Almada com artistas já reconhecidos e novos talentos
Quinzena de Dança de Almada com artistas já reconhecidos e novos talentos. Foto: © Pietrojorge

O festival internacional Quinzena de Dança de Almada, com direção artística de Ana Macara e Maria Franco, celebra, de 19 de setembro e 6 de outubro de 2024, a sua 32.ª edição, mantendo a estrutura que a consagrou como um evento único no género em Portugal.

A Quinzena de Dança de Almada, com uma surpreendente e diversificada programação irá ocupar vários espaços da cidade de Almada. O compromisso com a inclusão e a promoção de novos talentos continua a ser um pilar fundamental, assim como o foco dado às novas criações.

Desde 1992 que este é um espaço vibrante para a apresentação e promoção da dança e linguagens que com ela se relacionam, reunindo artistas, autorias coreográficas, estudantes e entusiastas de todo o mundo.

Na edição de 2024, o festival enfatiza o apoio à criação artística através de diversas residências artísticas com diferentes profissionais, e os destaques recaem em:

São Castro, respeitada coreógrafa nacional, para a estreia da Companhia de Dança de Almada;

Catarina Casqueiro e Tiago Coelho, dupla portuguesa que se destacou na Plataforma Coreográfica Internacional e que tem seguido uma carreira internacional de sucesso, em residência no âmbito do projeto europeu “Forget Me Not”;

Elvi Balboa, coreógrafa espanhola de reconhecido valor, numa parceria com a companhia Colectivo Glovo no projeto “Atopémonos Bailando – Residências artísticas e investigación”;

Carla Jordão, coreógrafa portuguesa, colaboradora regular da Ca.DA, atualmente com grande sucesso na Alemanha.

Como destaque internacional, a 32.ª Quinzena da Dança de Almada recebe a companhia italiana IVONA, de Pablo Girolami, cuja técnica depurada e energética conceção coreográfica promete confrontar-nos com mais um espetáculo memorável.

Em 2024, a Plataforma Coreográfica Internacional continua a crescer, atraindo a comunidade global de dança contemporânea, da qual foram recebidas 810 candidaturas. Destas foram selecionadas 59 peças para apresentação em palco e no ecrã. Inclui espetáculos, videodança, workshops, mesas redondas e encontros entre profissionais, que fortalecem o intercâmbio cultural e artístico.

A apresentação de “Abrigo”, pela EmbalArte com a Ca.DA Escola, espetáculo intergeracional coreografado por Ângela Ribeiro e Susana Rosendo representa também o compromisso do festival com a inclusão da comunidade almadense no espírito do festival.