O derrube do Muro de Berlim que separava Berlim Ocidental de Berlim Oriental ocorreu a 9 de novembro de 1989. As comemorações do 30º Aniversário da Queda do Muro de Berlim decorrem na capital da Alemanha reunificada, e a representar Portugal está a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.
Depois de ondas de manifestações e ações revolucionárias civis nos países do Bloco de Leste o governo da Republica Democrática Alemã anunciou, em 9 de novembro de 1989, que todos os cidadãos da Alemanha Oriental poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental.
A população não esperou por mais indicações e multidões de alemães orientais subiram o muro que separava a Alemanha Oriental da Ocidental transpondo-o juntaram-se, em festa, aos alemães ocidentais.
Em poucas semanas o muro foi sendo destruído pela população, restando hoje apenas locais de memória bem como uma linha que assinala o local onde se erguia o muro.
A celebração da Queda do Muro é também o recordar dos milhares de alemães orientais que morreram, ficaram feridos ou foram presos ao tentarem, em busca da liberdade, chegar à Alemanha Ocidental.
A queda do Muro de Berlim foi o arranque de uma nova politica que conduziu à reunificação alemã em 3 de outubro de 1990.