Quando regar a horta é explicado por especialista em agricultura

Quando regar a horta é explicado por especialista em agricultura
Quando regar a horta é explicado por especialista em agricultura. Foto: Rosa Pinto

O mês de agosto tem tido temperaturas elevadas, mas isso não impedir que os agricultores não considerem ser a melhor época para tratar das culturas do outono, como: beterraba, cenoura, couve, couve-flor, ervilha, alface, espinafre, coentro e muito mais.

“A cultura do outono é uma ótima época para pensar em irrigação e possivelmente atualizar o seu sistema”, disse Shawn Jadrnicek, agente da Virginia Cooperative Extension, EUA, e especialista em agricultura numa variedade de climas e paisagens.

“As transplantações de outono precisam ser plantados quando ainda o tempo está quente em agosto para dar tempo suficiente para crescerem antes que os dias encurtem e as temperaturas fiquem mais frias. As transplantações tenras e de estação fria precisam de bastante água para crescerem”, reforça Shawn Jadrnicek.

O especialista em agricultura dá algumas respostas para algumas das questões que se colocam ligadas à rega da horta, independentemente da época do ano.

Qual é a melhor hora para regar uma horta?

Quando regar depende de como é feita a rega. Quando se usa um aspersor ou outro tipo de sistema de irrigação que molhe as folhas, o melhor momento para regar é quando o orvalho já estiver nas folhas. Normalmente, isso acontece durante a noite, a começar por volta das 23h00, e depois seca quando o sol emerge por volta das 8h00. Regar no meio da noite é, idealmente, terminar antes das 5h00

Quais são os riscos se as folhas ficarem muito molhadas?

Doenças fúngicas precisam de humidade para crescer, se a rega for quando o orvalho estiver a começar a secar nas folhas ou logo antes de ele se formar, então estará a estender o período em que as folhas permanecerão molhadas e isso pode levar a mais problemas fúngicos.

O meio da noite é o único horário para usar um sistema de aspersores?

A rega aérea no meio do dia também pode ser boa porque as plantas estarão secas antes e depois da rega. No entanto, deve-se ter cuidado com a água quente na mangueira pois pode queimar as plantas. Também mais água evaporará durante o dia, por isso se perderá mais por evaporação. Um mito comum é que a água aumentará a luz do sol, causando danos às folhas, mas isso é falso e provavelmente é resultado de água quente vinda de uma mangueira parada no sol. Regar no meio do dia pode ajudar a refrescar as plantas e é uma boa técnica para estender a estação de crescimento de plantas que gostam de clima frio, como a alface, até o meio do verão.

E se for um sistema de irrigação por gotejamento?

Quando se usa um sistema de irrigação por gotejamento, as folhas não ficarão molhadas e poder-se-á regar a qualquer hora – mas o melhor momento com o gotejamento é quando as plantas mais precisam de água, que será quando o sol estiver a brilhar. Com a irrigação por gotejamento, mantém-se o solo ao redor das plantas próximo da saturação e não se empurra a água além da zona da raiz. Normalmente, isso envolverá regas mais frequentes por um período de tempo mais curto.

Quais são os melhores períodos de tempo para irrigação por gotejamento?

O conselho é regar uma ou duas vezes por dia por um período maior de tempo com solos argilosos e até 10 vezes por dia por um período menor de tempo com solos arenosos. De qualquer forma, é melhor usar algum tipo de sistema de irrigação automatizado para garantir que é dado aos seus vegetais a quantidade correta de água no melhor momento.

E se houver limites na capacidade de água?

No caso de um sistema de água municipal ou tiver capacidade limitada num poço, deve-se considerar a rega quando a procura por água for menor. Normalmente, os sistemas municipais e as casas têm uma alta procura por água durante a manhã, quando as pessoas estão a tomar banho e a usar chuveiros, e irrigação durante esse período pode reduzir a pressão da água.