A Puratos, empresa centenária na produção e investigação nos setores da panificação, pastelaria e chocolate, divulga as tendências de consumo destes setores para 2024 no “Taste Tomorrow”, dia 15 de maio, no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras. Um evento que ocorre pelo 2º ano em Portugal, para mostrar os resultados do estudo sobre as últimas e futuras tendências, ajudando ao desenvolvimento dos negócios na indústria.
A Puratos Portugal desenvolve há mais de 10 anos o estudo “Taste Tomorrow”, o maior estudo do mundo no setor alimentar, que apresenta dados de investigação sobre tendências de mercado internacionais. Através de uma análise profunda sobre os comportamentos, atitudes e escolhas dos consumidores a nível mundial, o “Taste Tomorrow” acompanha a evolução e revela novas tendências de consumo de panificação, pastelaria e chocolate. Com mais de 20 mil participantes em 50 países, este estudo está na vanguarda das tendências alimentares, utilizando tecnologias de ponta e inteligência artificial para prever e revelar novos padrões de consumo. Esta investigação é complementada com uma rede global de deteção de tendências, uma exaustiva investigação sensorial e uma colaboração com empresas, investigadores e universidades.
“Na Puratos, consideramos crucial antecipar o futuro. Com o “Taste Tomorrow”, conseguimos construir o maior ecossistema mundial de compreensão do consumidor, e proporcionamos insights valiosos aos nossos clientes e parceiros, enquanto juntos damos um passo em direção ao futuro do consumo”, referiu Ivan Mellado, diretor geral da Puratos Portugal, citado em comunicado pela empresa.
De forma a dar a conhecer este estudo ao setor alimentar, a Puratos Portugal criou um evento totalmente dedicado à apresentação e divulgação das tendências de mercado, análise global do consumo de panificação, pastelaria e chocolate, e insights sobre os comportamentos, atitudes e preferências dos consumidores em Portugal e no mundo.
No evento deste ano, a Puratos indica que serão apresentadas as tendências de consumo específicas do mercado português, juntamente com recomendações para o setor sobre como adaptar os seus negócios para corresponder às futuras expectativas e necessidades dos consumidores. As tendências serão divididas em três pilares: sustentabilidade, saúde e bem-estar, e inovação, com foco no comportamento futuro de consumo dos portugueses.
“Além da apresentação das tendências, os participantes terão a oportunidade de conhecer as soluções da Puratos e explorar receitas sugeridas pela empresa com base nas tendências apresentadas. Com este evento queremos não só fortalecer a relação com os nossos clientes, mas também atrair potenciais parceiros comerciais, aumentando a visibilidade e reputação da Puratos no mercado”, afirmou Ivan Mellado.
O evento, no dia 15 de maio no Centro de Congressos do Taguspark, terá uma dinâmica dividida entre apresentação teórica e explicativa das principais conclusões do estudo pela empresa de estudos de mercado Ipsos APEME e por uma materialização através da apresentação, num market place, das soluções Puratos para dar resposta às tendências. O público-alvo são clientes large accounts (retalho, indústria, semi-indústria e Food Service) e Bakery Chains.
Criada em 1919 como uma empresa familiar, hoje a Puratos conta com mais de 10 mil colaboradores e uma presença em 82 países, estando em Portugal desde 1971 e somando cerca de 140 pessoas. A missão era oferecer uma ampla gama de serviços e ingredientes para panificação, pastelaria e chocolate em todo o mundo mas, com a evolução do setor alimentar e os seus desafios, a visão tornou-se algo maior: trazer a inovação a estas três fileiras, onde investe até 2% do lucro global na sua rede de 115 Centros de Inovação e Desenvolvimento.