Uma possível escassez generalizada de cereais, óleos e outros fatores produção agrícola, tradicionalmente importados da Rússia e da Ucrânia, coloca um desafio ímpar à Europa e Portugal. Uma questão que o Partido Social Democrata (PSD) apresentou ao Governo.
O PSD refere que no caso dos cereais, uma vez que a Ucrânia e Rússia são responsáveis por 30% do fornecimento de trigo ao mundo, e tendo ambos os países ainda cereais da campanha passada por embarcar é previsível uma escassez generalizada dos cereais.
Os deputados do PSD questionam o Governo sobre as medidas nacionais e internacionais que estão a ser equacionadas para garantir o abastecimento das indústrias alimentares, na produção animal e consequentemente da população em geral.
Os sociais-democratas também pretendem conhecer as orientações nacionais às empresas agroindustriais exportadoras para o mercado russo, que se encontram perante um outro desafio comercial.
As perguntas do PSD ao Governo:
1.Quais as previsíveis consequências no mercado europeu e nacional ao nível do abastecimento de cereais, oleaginosas e fatores de produção, do atual conflito Rússia- Ucrânia?
2.Que medidas estão a ser estudadas a nível europeu e nacional para garantir o abastecimento de fatores de produção às empresas europeias e de alguns tipos de alimentos aos consumidores europeus?
3.Que medidas estão a ser equacionadas para as empresas nacionais exportadoras de produtos agroalimentares para o mercado russo ou ucraniano?