No âmbito do primeiro aviso das medidas “Vouchers para Startups” e “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”, integradas na componente 16 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR )- Empresas 4.0, foram aprovadas um total de 808 candidaturas com um investimento global de 49,7 milhões de euros, a que corresponde 31,4 milhões de euros de apoio público, anunciou o Ministério da Economia e Mar.
O aviso dos “Vouchers para Startups”, que tinha uma dotação de 45 milhões de euros, foram já aprovadas 745 candidaturas com um investimento previsto de 40,6 milhões de euros e um apoio de 22,4 milhões de euros.
Os projetos aprovados são referentes ao desenvolvimento de modelos de negócio, produtos ou serviços digitais com contributo positivo para a transição climática e que se caracterizam pela utilização da Inteligência Artificial, Blockchain e Economia Circular, entre outros.
Do “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”, foram já aprovadas 63 candidaturas com um investimento de 9,1 milhões de euros e um apoio de igual montante. Este aviso tinha uma dotação de 10 milhões de euros.
O Ministério da Economia e Mar indicou que os apoios dizem respeito a projetos já existentes ou a criar de serviços de incubação e/ou aceleração nas áreas do empreendedorismo e inovação, imprescindíveis ao arranque e consolidação das startups.