O processo de avaliação das candidaturas ao concurso para o Apoio à Descarbonização da indústria levou à seleção de 179 candidaturas. O investimento elegível é superior a 1,1 mil milhões de euros e um apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de cerca de 500 milhões de euros, que de acordo com o Ministério da Economia e do Mar irão ser contratualizados nas próximas semanas.
O PRR vai apoiar os investimentos de descarbonização a realizar pelas empresas industriais, em particular projetos que adotem processos e tecnologias de baixo carbono, medidas de eficiência energética e ainda a incorporação de energia de fonte renovável na indústria.
O Ministério referiu que o IAPMEI recebeu, até à data, 1886 candidaturas, tendo sido selecionadas 1608. À data, estão contratualizados 1360 projetos, tendo sido efetuados adiantamentos no montante de 29,1 milhões de euros.
Em face ao sucesso e relevância da medida e após a reprogramação do PRR, está contemplado o reforço da componente de apoio à Descarbonização da Indústria em mais 122 milhões de euros, o qual permitirá a abertura de um novo concurso no regime de projetos simplificados durante o 4.º trimestre.