Proteger Data Centers de IA em Cloud da NVIDIA com nova geração de soluções de segurança em tempo real

Proteger Data Centers de IA em Cloud da NVIDIA com nova geração de soluções de segurança em tempo real
Proteger Data Centers de IA em Cloud da NVIDIA com nova geração de soluções de segurança em tempo real. Foto: Rosa Pinto

Investigadores da empresa de soluções de cibersegurança, Check Point Software Technologies, indicou que identificou que o crescimento explosivo da Inteligência Artificial (IA) está a transformar organizações e fornecedores de soluções na cloud, criando uma procura sem precedentes por infraestruturas de alto desempenho de IA seguras.

Durante o NVIDIA GTC 2025, a Check Point partilhou como está a integrar a plataforma de Cibersegurança com IA da NVIDIA para proteger, à escala, a nova geração de infraestruturas cloud com inteligência artificial.

Os Novos Desafios de Segurança nos Data Centers de IA em Cloud

Os Data Centers de IA em Cloud representam uma mudança fundamental face aos data centers tradicionais, referiu a Check Point. A empresa acrescentou que estes centros, por vezes designados por “fábricas de IA”, estão focados especificamente na criação, desenvolvimento e entrega de capacidades de IA que impulsionam a inovação em diversos sectores.

Para a Check Point estas infraestruturas, por lidarem com dados sensíveis, propriedade intelectual crítica e por exigirem capacidades computacionais elevadas, tornam-se em alvos altamente atrativos para ciberataques. Uma condição que representa um desafio acrescido aos fornecedores de serviços cloud, que precisam de garantir o elevado desempenho que os seus clientes exigem sem comprometer a segurança destas cargas de trabalho críticas.

A Check Point lembrou que muitas organizações estão a aproveitar o potencial da IA para transformar operações essenciais, que vão desde a deteção de fraudes, ao desenvolvimento de novos produtos, até à identificação precoce de doenças. Em todos os sectores, a segurança da infraestrutura de IA tem um impacto direto nos resultados de negócio e na confiança dos clientes.

Assim, o risco é particularmente elevado nos ambientes de IA em cloud, onde os processos de treino podem prolongar-se por semanas ou meses, utilizando petabytes de dados sensíveis. Os modelos resultantes representam, na maioria das vezes, um investimento significativo e uma importante vantagem competitiva.

Da mesma forma, os processos de inferência, onde os modelos já treinados interpretam novos dados , devem ser protegidos, defendem os investigadores da empresa Check Point. Uma violação de segurança pode não só comprometer os dados, mas também apagar meses de trabalho e colocar em risco propriedade intelectual valiosa.

AI Cloud Protect: Segurança sem Comprometer o Desempenho

Os investigadores da Check Point indicam: “Com a solução AI Cloud Protect, estamos a estabelecer um novo padrão para a proteção de “fábricas de IA” da NVIDIA e infraestruturas cloud. Esta solução permite que fornecedores de serviços cloud e organizações ofereçam uma segurança robusta que acompanha a velocidade exigida pela IA, sem impacto no desempenho.”

“Isto é possível porque todas as funções de segurança correm de forma nativa, integradas na infraestrutura de IA através do NVIDIA BlueField-3 DPU, permitindo que os recursos da CPU e GPU fiquem totalmente dedicados às cargas de trabalho de IA”, afirmaram os investigadores.

“Esta abordagem transforma a segurança de um possível obstáculo a um verdadeiro acelerador de negócio, ajudando fornecedores de cloud e organizações a construírem plataformas seguras que protegem os seus ativos mais valiosos”, asseguram os especialistas da Check Point.

Proteção Abrangente para Desenvolvimento, Treino e Inferência em IA

“As soluções de segurança da Check Point para IA abordam vulnerabilidades críticas ao longo das fases de desenvolvimento e treino, tanto para organizações como para fornecedores de serviços cloud”, esclareceram os investigadores.

Assim, o Check Point AI Cloud Protect protege a infraestrutura de IA contra acessos não autorizados, reduzindo o risco de contaminação de dados e exfiltração de modelos, através de proteção ao nível da rede.

Ao nível do host, a solução recorre ao acesso directo à memória fornecido pelo NVIDIA DOCA App Shield, permitindo visibilidade total sobre todos os processos em execução no nó de IA.

Isto permite à Check Point detetar e bloquear processos maliciosos, inclusive aqueles presentes em Modelos de Linguagem Extensa (LLMs) descarregados publicamente, com base nos DPUs NVIDIA BlueField.

Check Point na NVIDIA GTC 2025

Durante o NVIDIA GTC 2025, a Check Point desvendou como está a ajudar organizações a implementar e escalar com confiança as suas iniciativas de IA. Foi possível aprender como fornecedores de soluções cloud e organizações podem usar esta solução para proteger as suas infraestruturas de IA, ao mesmo tempo que aceleram a inovação e o crescimento.

A Check Point está a redefinir a forma como as organizações protegem as suas infraestruturas de IA, com base nas capacidades de Cibersegurança com IA da NVIDIA, num cenário de ameaças cada vez mais complexo.