Concurso ProMuseus 2019 – Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus aprovou o apoio financeiro a 45 projetos, no valor total de 640 mil euros. A larga maioria dos museus que apresentaram candidaturas, ou seja, mais de 70%, são tutelados por municípios.
Mais de 30% dos projetos aprovados são da área da Transformação Digital e 24% da área de Acessibilidade e Inclusão, em terceiro lugar com seis projetos aprovados vem a área de estudo, investigação e exposições e em quarto lugar com cinco projetos a área de inventário e documentação de coleções.
Por regiões verifica-se que a região Centro é a que teve maior número de projetos aprovados, com 16, a que se segue a região Norte e a região de Lisboa e Vale do Tejo com 12 cada, o Alentejo teve 3, o Algarve 2, a região da Madeira 1.
A deliberação final do júri do Concurso, a que presidiu David Santos, subdiretor da Direção-Geral do Património Cultural, foi homologada pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca. Com o valor de apoio a atribuir pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) de 2019 a 2020, o total do investimento é superior a um milhão de euros.
O ProMuseus é um instrumento de apoio financeiro que tem como objetivo incentivar a qualificação dos museus portugueses, contribuir para a preservação do património cultural e melhorar a prestação de serviços ao público.
Lista de projetos e respetivos montantes de apoio do ProMuseus 2019.