A Comissão Europeia vai financiar com 169 milhões de euros a promoção dos produtos agrícolas da União Europeia em todo o mundo e no espaço europeu, envolvendo mais 27 milhões de euros do que em 2017. Os convites à apresentação de propostas para os programas de promoção dos produtos agrícolas europeus foram já lançados.
Os programas de promoção cobrem uma série de temas, desde campanhas gerais de sensibilização para uma alimentação saudável até setores e mercado específicos.
No âmbito do financiamento setorial vão ser apoiados programas que promovam a criação sustentável, nomeadamente de ovinos e caprinos, e campanhas concebidas para promover o consumo de frutas e produtos hortícolas.
Phil Hogan, Comissário responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, referiu que “a UE é o líder mundial do comércio de produtos agroalimentares e a melhor referência em matéria de alimentos de alta qualidade.”
Há interesse dos consumidores e empresas de todo o mundo pelos produtos agroalimentares da EU, pelo que “estes novos programas de promoção” podem aumentar ainda mais a “visibilidade em todo o mundo” dos produtos.
Dois terços do financiamento são destinados à promoção dos produtos alimentares da UE em países terceiros, em especial nos que demonstram grande potencial para um aumento das exportações de produtos agroalimentares da UE, como o Canadá, o Japão, a China, o México e a Colômbia.
O financiamento de programas no interior da UE, tem como principal objetivo informar os consumidores sobre os vários sistemas e rótulos de qualidade da UE, como as indicações geográficas e os produtos biológicos.
Quem pode candidatar-se?
Podem candidatar-se ao apoio financeiro um vasto leque de organizações, como organizações profissionais, organizações de produtores e organismos responsáveis por atividades de promoção agroalimentar. Os denominados ‘programas simples’ podem ser apresentados por uma ou mais organizações do mesmo Estado-Membro da EU. Os programas múltiplos podem ser apresentados por, pelo menos, duas organizações nacionais de, pelo menos, dois Estados-Membros ou por uma ou mais organizações europeias. As campanhas decorrem normalmente ao longo de três anos.
As propostas devem ser apresentadas até 12 de abril de 2018 através do portal específico. A Comissão apreciará as propostas e no outono anunciará os beneficiários.
A Agência de Execução da UE para os Consumidores, a Saúde, a Agricultura e a Alimentação (CHAFEA, sigla em inglês) disponibiliza uma série de instrumentos para ajudar os candidatos a apresentarem as suas propostas. Serão disponibilizados mais pormenores durante um conjunto de ‘jornadas informativas’ que terão lugar em toda a UE. A primeira jornada informativa será realizada em Bruxelas, a 31 de janeiro, e estará aberta a todos os potenciais candidatos, agências de publicidade e autoridades nacionais.