Dois projetos portugueses de arquitetura distinguidos na primeira edição do World Architecture Technal Awards (WATA). O Prémio de Arquitetura Internacional é atribuído de dois em dois anos, e distingue projetos em oito categorias. Projetos que melhor combinam a arquitetura com sistemas de alumínio da TECHNAL.
O Centro de Negócios de Oliveira de Azeméis, um projeto da autoria dos Arquitetos Telmo Castro & Pedro Mendes, venceu o prémio WATA na categoria “Prémio TRABALHAR”. A fachada GEODE e as janelas de batente SOLEAL de folha oculta foram as soluções Technal utilizadas neste projeto, fabricadas e instaladas pela empresa Metalcôvo. O Business Center de Oliveira de Azeméis já tinha sido reconhecido como o grande vencedor do Palmarés Architecture Aluminium Technal 2017 na Categoria DESCOBRIR e com uma Menção Honrosa no The Architecture MasterPrize na categoria Arquitetura Institucional.
O Pavilhão Desportivo Efanor na Senhora da Hora, em Matosinhos, projetado pela Arquiteta Paula Santos foi outro dos candidatos portugueses distinguidos com um prémio WATA na categoria “Prémio DESCOBRIR”. A fachada GEODE, as portas e janelas SOLEAL e a janela de correr e elevar GALENE foram os sistemas de alumínio Technal transformados e instalados na obra pela Metaloviana.
“A arquitetura portuguesa está de parabéns e foi novamente destacada a nível mundial, arrecadando dois dos oito prémios atribuídos no World Architecture Technal Awards. Estes prémios vêm reforçar a ideia de elevada qualidade da arquitetura portuguesa que existe a nível internacional” referiu Orlando Sampaio, Diretor da Technal Portugal.
A cerimónia de entrega dos World Architecture Technal Awards que contou com a presença de todos os vencedores, de pessoas do meio da arquitetura e da construção de diversos países, realizou-se no dia 6 de novembro em Paris, coincidindo com a BATIMAT, uma das maiores feiras do setor de construção da Europa.
O júri do prémio foi constituído por sete arquitetos de diversos países, e incluiu: Aurélie Vernon, Agencia Kengo Kuma, de França; Abin Chaudhuri, Abin Design Studio, da Índia; Fabian Hecker, Zaha Hadid Architects, do Reino Unido; Ramon Esteve, Ramon Esteve Arquitecture And Design de Espanha; Chee Kiang Tan, Dp Architect, de Singapura; Benjamin Piper, Killa Architectural Design, do Dubai e a arquiteta Margarida Caldeira, da Broadway Malyan, de Portugal.
Os vencedores do World Architecture Technal Awards por categoria:
■ Prémio HABITAR [Moradias unifamiliares]
Family Home Calders, Barcelona, Espanha (Vencedor)
Maison G, Escamps, França (Mérito)
■ Prémio HABITAR [Habitação Coletiva (vertical ou horizontal]
Montmartre Housing, Paris, França (Vencedor)
■ Prémio ESTUDAR [Cultura e Educação]
School Campus L’impernal, Luzech, França (Vencedor)
High School, La Plaine Saint-Denis, França (Mérito)
■ Prémio TRABALHAR [Setor terciário, escritórios, equipamentos públicos, comércio & indústria + instalações hospitalares (públicas ou privadas)]
Business Center de Oliveira de Azeméis, Portugal
■ Prémio DESCOBRIR [Espaços de lazer, hotéis e centros desportivos]
Efanor Sports Centre, Senhora da Hora, Matosinhos, Portugal
■ Prémio REABILITAR [Renovações e extensões]
University Centre, Cahors, França (Vencedor renovação)
Head Office of the Departmental Federation of Energies, Cahors, França (Vencedor extensão)
■ Prémio ARRANHA-CÉUS [Edifícios muito altos, mínimo 25 andares]
UBL Towers Karachi, Paquistão
■ Prémio JOVEM ARQUITETO [Projeto liderado por arquiteto com menos de 40 anos]
Wood House, Anglet, França
A Technal apresentou, no final do evento, um livro com todos os projetos participantes neste concurso mundial dedicado à arquitetura. A obra reúne os melhores projetos internacionais realizados com caixilharias de alumínio Technal.