A Comissão Europeia atribui, hoje, 13 de julho, mais de 3,6 mil milhões de euros do Fundo de Inovação a 41 projetos de tecnologias limpas de grande escala. Dois dos projetos são desenvolvidos em Portugal.
O financiamento do Fundo de Inovação da União Europeia provem das receitas do comércio de licenças de emissão. Os projetos a financiar são centrados no Plano REPowerEU e na eliminação progressiva das importações europeias de combustíveis fósseis russos, e abrangem uma vasta gama de indústrias, como o cimento, o aço, os biocombustíveis avançados, os combustíveis de aviação sustentáveis, a energia eólica e solar ou o hidrogénio renovável.
O financiamento nestes projetos irá contribuir para a ecologização de setores importantes da economia europeia, em especial os que são difíceis de descarbonizar.
Os projetos selecionados estão localizados em 15 Estados-Membros da União Europeia: Áustria, Bélgica, Croácia, Chéquia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Espanha e Suécia, bem como na Noruega.
Os projetos apoiados pelo Fundo de Inovação deverão entrar em funcionamento antes de 2030 e terão potencial para evitar 221 milhões de toneladas de emissões de CO2 nos seus primeiros 10 anos de funcionamento.
Os dois projetos a decorrer em Portugal são: H2Sines.Rdam e GREENH2ATLANTIC. Estes projetos foram selecionados na sequência do terceiro convite à apresentação de projetos de grande escala, abrangendo quatro temas: descarbonização geral, eletrificação industrial e hidrogénio, fabrico de tecnologias limpas, bem como pilotos de média dimensão.
O projeto H2Sines.Rdam vai demonstrar o potencial da utilização de hidrogénio líquido (LH2) e o transporte de energia renovável de baixo custo de Portugal para a Holanda, permitindo a descarbonização de mobilidade, incluindo o transporte rodoviário pesado, aviação e transporte marítimo.
O projeto irá construir um eletrolisador de 400 MW, uma unidade de liquefação de grande escala e instalações de exportação, e armazenamento de hidrogénio líquido no Porto de Sines para entregar hidrogénio líquido verde via navio de célula de combustível para o terminal de importação em Roterdão. Além disso, será construída nova capacidade solar em Portugal, e será adquirida mais energia eólica através de Contratos de Compra de Energia.
O projeto GREENH2ATLANTIC irá desenvolver e demonstrar um novo, escalável e flexível sistema de produção de hidrogénio líquido verde de 96 MW, usando tecnologia alcalina pressurizada.
A eletricidade necessária para a produção de hidrogénio será fornecida por novas unidades de energia solar e mais capacidade eólica.