O projeto LIFE+ Nature Guardians distinguido com o Prémio LIFE dos Cidadãos. Um projeto que pretende minimizar a incidência de crimes contra o meio ambiente, tais como a pesca e a caça ilegal, a deposição ilegal de resíduos e a destruição de habitats, especialmente os cometidos contra a fauna selvagem em Portugal e Espanha.
O projeto é coordenado pela SEO/BirdLife (Sociedad Española de Ornitología) e tem como parceiros a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o Servicio para la Protección de la Naturaleza de la Guardia Civil (Seprona), e a Junta de Andaluzia.
Os Prémios LIFE reconhecem os projetos mais inovadores, inspiradores e eficazes financiados pelo Programa LIFE da UE em três categorias: proteção da natureza; economia circular e qualidade de vida; e ação climática.
O Prémio LIFE para a Natureza foi atribuído ao LIFE Flusserlebnis Isar, o Prémio LIFE para a Economia Circular e Qualidade de Vida distinguiu o projeto LIFE Waste2Protein e o Prémio LIFE para a ação climática foi atribuído ao LIFE TreeCheck. Além destes, uma categoria especial introduzida na edição deste ano reconhece o papel vital e indispensável da água limpa na vida de todos os europeus e foi atribuída à iniciativa Freshabitat LIFE IP.
Para além dos premiados com os Prémios LIFE, foram ainda reconhecidos alguns dos projetos finalistas, nomeadamente o Projeto LIFE GreenShoes4All, que envolve Portugal, Bélgica, Roménia e Espanha e é coordenado pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.