Os músicos vencedores da segunda edição do MONITOR apresentam-se ao vivo no dia 20 de setembro, às 21h30, na Sala Aberta do Teatro Aveirense, na Praça da República, em Aveiro. Com o término do processo de mentoria que decorreu ao longo deste ano, Dinis Mota, de Aveiro, Nayr Faquirá, de Cascais, e Bela Noia de Viseu sobem ao palco para três concertos que celebram o final de um percurso de aprendizagem, de troca de conhecimentos e de contacto com os bastidores da indústria musical.
MONITOR é um projeto de mentoria dedicado a músicos emergentes, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro e pelo Teatro Aveirense, e integrado no programa de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. É dirigido por Rafaela Ribas, manager, agente, formadora, sócia gerente da agência aFirma e presidente da Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses.
O acompanhamento, adaptado ao grau de conhecimento e desenvolvimento de cada projeto, é feito por vários especialistas na área da Música, com os participantes a estarem em contacto com mais de uma dezena de profissionais da indústria ao longo deste ano. O objetivo é apoiar os artistas nas primeiras etapas dos seus percursos, através de partilha de conhecimento aprofundado sobre a indústria da música; de apoio no desenvolvimento de estratégias de crescimento; e de fornecimento de ferramentas para uma boa gestão da carreira.
Os artistas vencedores foram escolhidos após uma open call, que obteve mais de 70 candidaturas – o dobro da edição anterior. Além deste acompanhamento e dos concertos, o MONITOR contempla ainda a atribuição de uma verba de 2.500 euros por projeto, para a edição de um disco, de fotografias promocionais ou de um videoclipe.