Em Lamego, a poucos dias dos cristãos celebrarem o Domingo de Páscoa, continuam-se a viver com emoção e devoção as solenidades da Semana Santa.
Esta Quinta e Sexta-feira Santas, dias 6 e 7 de abril, duas seculares procissões quaresmais vão seguir pelas ruas da cidade, A procissão das Sete Bandeiras – Sete Tribunais com início na Igreja das Chagas – a Igreja da Misericórdia de Lamego, às 21h30, onde seguirão os irmãos da mais antiga instituição de solidariedade social do concelho, trajados a rigor com as suas opas.
No dia seguinte, os irmãos da Misericórdia de Lamego também participam na Procissão do Senhor Morto, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, com início às 21h30 a partir da Igreja das Chagas.
Um cortejo religioso que foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações da Semana Santa, oriundo de tradições vindas de Jerusalém.
Na mais solene e comovente de todas as procissões realizadas nesta quadra, o Senhor “segue morto num caixão” pelas ruas da cidade.