A procissão do Corpo de Deus é uma das mais antigas que se realiza em várias dioceses de Portugal. A procissão foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, e ordenada pelo Rei dom Dinis, tendo a festa do ‘Corpus Christi’ começado a ser celebrada em 1282.
Em Lisboa é a mais antiga procissão participada, e está documentado que já se realizava com pompa e imponência no reinado de D. João I, ou seja pelos anos de 1385 a 1433. A celebração que se realiza na segunda quinta-feira a seguir ao domingo de Pentecostes, isto é, 60 dias após a Páscoa, tinha início no Castelo de São Jorge, onde a imagem de São Jorge era colocada sobre um cavalo e percorria as ruas da cidade e em cortejo chegava à Sé Catedral, onde era celebrada uma missa e o Cardeal Patriarca elevava a custódia (corpo de Deus), aos presentes. A procissão seguia pela Igreja de Santo António e pela Madalena e na baixa percorria as principais ruas e regressava à Sé.
Em Portugal o dia da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, ou Corpo de Deus, é feriado, mas um acordo entre o Governo português e a Santa Sé suprimiu-o, temporariamente, por cinco anos, no entanto depois de não ter ocorrido em 2013, 2014 e 2015 o feriado regressou em 2016.
Este ano de 2019, o Dia do Corpo de Deus é a 20 de junho, e é celebrado em Lisboa com a tradicional missa na Sé e a procissão pelas ruas da cidade.
Programa
■ 11h30: Missa, na Sé, presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
■ 13h00 – 16h00: Adoração do Santíssimo Sacramento, na Sé
■ 17h00: Início da Procissão, na Sé
Itinerário: Largo da Sé, toma a Rua das Pedras Negras, desce a Rua da Madalena, Poço do Borratém, e na Praça Martin Moniz segue junto ao Hotel Mundial até à Rua da Palma, toma a Rua Dom Duarte, e entra na Praça da Figueira, sai para a Rua da Prata, e na Rua da Conceição vai em direção à Sé, passando pelo Largo da Madalena, Rua de Santo António da Sé, para chegar ao Largo da Sé.
■ 18h30: Fim da procissão, no Largo da Sé, com a bênção do Santíssimo Sacramento.