O principal objetivo da supervisão clínica é proporcionar condições para o desenvolvimento profissional e pessoal dos profissionais de saúde, e ao mesmo tempo desperta a capacidade de reflexão sobre a ação, e desta forma pode criar uma prática mais segura e de qualidade.
Refletindo sobre a experiência em tempos de pandemia, um enfermeiro, uma psicóloga, um médico e um fisioterapeuta vão abordar, num seminário online, dia 1 de julho, pelas 18h30, as diferentes vertentes da supervisão clínica, partilhando a sua visão no quadro das diferentes profissões no setor da saúde.
Neste seminário online organizado pelo Instituto Piaget, o debate incide sobre reorganização dos processos de supervisão clínica e é dirigido a todos os profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros.
O painel de participantes é composto por:
■ Fernando Alves, mestre em Ciências de Enfermagem e enfermeiro graduado no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho;
■ Ana Sousa, mestre em Psicologia, psicóloga clínica no ACES Entre Douro e Vouga I e supervisora clínica do Instituto Português de Psicologia;
■ Davy Fernandes, médico interno de Saúde Pública do ACES Feira/Arouca e membro da Comissão de Médicos Internos de Saúde Pública da Zona Norte;
■ José Luís Sousa, doutorado em Epidemiologia e Saúde e fisioterapeuta no serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar do Porto.
A moderação da mesa redonda virtual está a cargo de Carla Pinho, doutorada em Didática e Formação e supervisora dos ensinos clínicos da licenciatura em Enfermagem do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia.
O Instituto Piaget indicou que se trata do primeiro debate de um ciclo de três dedicado à reflexão sobre a supervisão clínica em Portugal, numa altura em que o país, – e o mundo – continua envolvido no combate à pandemia de COVID-19.
Ao evento têm acesso todos os interessados, mediante inscrição através do site do Instituto Piaget.