O primeiro auto teste, que não necessita de receita, para detetar anticorpos Treponema pallidum (sífilis) no sangue, foi aprovado nos EUA pela Agência FDA. No entanto, os resultados do auto teste não são suficientes para diagnosticar a infeção por sífilis e devem ser seguidos por testes adicionais para confirmar o diagnóstico de sífilis.
Até agora não havia nenhum teste de venda livre para informar um utilizador sobre uma potencial infeção por sífilis. O auto teste, First To Know Syphilis Test, da NOWDiagnostics, fornece um resultado, em aproximadamente 15 minutos, que as pessoas podem usar para poderem ter um indicador e leva-los aos próximos passos na consulta médica.
“Continuamos a ver avanços em testes, particularmente testes para infecções sexualmente transmissíveis, que podem dar aos pacientes mais informações sobre sua saúde na privacidade de sua própria casa”, disse Michelle Tarver, diretora interina do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA.
“O acesso a testes domiciliares pode ajudar a aumentar a triagem inicial para sífilis, incluindo em indivíduos que podem estar relutantes em consultar seu médico sobre possível exposição a infeções sexualmente transmissíveis. Isso pode levar ao aumento de testes laboratoriais para confirmar o diagnóstico, o que pode resultar num aumento do tratamento e redução na disseminação da infeção”, acrescentou Michelle Tarver.
Se não for tratada, a sífilis pode danificar seriamente o coração e o cérebro e pode causar cegueira, surdez e paralisia. Quando transmitida durante a gravidez, pode causar aborto espontâneo, problemas médicos ao longo da vida e morte infantil.
A FDA lembra que os resultados positivos do auto teste não são suficientes para diagnosticar a infeção por sífilis e devem ser seguidos por testes laboratoriais adicionais para confirmar o diagnóstico de sífilis.
Assim, apenas os resultados do auto teste não devem ser usados para iniciar, interromper ou alterar nenhum tratamento sem uma decisão de um médico. A FDA recomenda que os indivíduos que usam o auto teste e possam ter sido expostos recentemente à sífilis devem procurar atendimento de um profissional de saúde para tratamento e avaliação, independentemente dos resultados do auto teste.
Tal como em muitos outros testes, os riscos associados a um auto teste são principalmente a possibilidade de resultados falso-positivos e falso-negativos. Resultados falso-negativos podem resultar em atrasos no tratamento eficaz, progressão para doença disseminada e disseminação da infeção para outras pessoas em sua comunidade. Resultados falso-positivos podem levar a testes adicionais desnecessários e atraso no recebimento de um diagnóstico correto.