Primeira extração da Lotaria Nacional que aconteceu há 240 anos é comemorada com visitas, conversas e exposições

Primeira extração da Lotaria Nacional que aconteceu há 240 anos é comemorada com visitas, conversas e exposições
Primeira extração da Lotaria Nacional que aconteceu há 240 anos é comemorada com visitas, conversas e exposições

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e os Jogos Santa Casa (JSC) celebram os 240 anos da primeira extração da Lotaria Nacional, com várias iniciativas, a decorrer de 1 a 8 de setembro de 2024, que envolve visitas temáticas, conversas e exposições.

Em 1783, a Rainha D. Maria I autorizou a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a explorar uma Lotaria anual com o objetivo de angariar fundos para instituições de caridade, sob a tutela e fiscalização da Fazenda Real. Mas a primeira extração da Lotaria só se realizou um ano depois, a 1 de setembro de 1784, na atual Sala do Brasão do Museu de São Roque, que durou 34 dias e envolveu a emissão de milhares de bilhetes.

No dia 1 de setembro, domingo, para assinalar a data em que se realizou a primeira extração, a Sala de Extrações vai receber duas visitas guiadas, às 11h30 e às 15h00. Como era feita a extração e porque é que a primeira levou tanto tempo são algumas das perguntas que serão respondidas nestas visitas.

No dia 5 de setembro, quinta-feira, às 11h00, decorre na Sala de Extrações uma conversa com Jorge Nuno Silva, matemático, professor aposentado da FCUL, presidente da Associação Ludus e cofundador do Circo Matemático; Pedro Leitão, diretor da Unidade de Jogo Responsável da SCML; e Pedro Leandro, pregoeiro da Lotaria.

Sob o mote “A Extração da Lotaria Nacional em conversa”, e com a moderação de Teresa Nicolau, diretora da Cultura da SCML, serão abordados temas como a probabilidade de ter um prémio e a lógica matemática deste tipo de jogos; a dinâmica da extração e os ritos, desde o início da sessão até ao final, passando pelo anúncio dos números premiados pelos pregoeiros; e o jogo responsável. A extração da Lotaria decorre às 12h30.

No dia 7 de setembro, o Museu de São Roque e a Sala de Extrações vão ser “invadidos” por jogos de tabuleiro tradicionais, numa iniciativa desenvolvida em conjunto com a Associação Ludos. Os jogos de tabuleiro são transversais a culturas e a épocas históricas distintas e, neste dia, das 10h00 às 18h00, crianças e adultos são convidados a conhecer novos jogos, podendo também visitar a Sala de Extrações da Lotaria Nacional.

Além destas atividades, durante toda a semana comemorativa dos 240 anos da Lotaria Nacional, ou seja, de 1 a 8 de setembro, das 10h00 às 18h00, é possível visitar a Exposição temporária “As memórias da primeira Extração da Lotaria Nacional do Arquivo Histórico da SCML”, no Museu de São Roque, onde está em exposição, por exemplo, a primeira extração da Lotaria Nacional e o decreto de aprovação do jogo da Lotaria assinado pela Rainha D. Maria.

A SCML indica que todas as iniciativas são gratuitas e limitadas aos lugares disponíveis. As únicas que requerem marcação prévia são as visitas guiadas de dia 1 de setembro. Os interessados devem contactar o Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural da Direção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.