A MiGRA Portugal – Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias, promove a 1ª Caminhada pela Enxaqueca, no dia 12 de outubro de 2024, sábado, pelas 10h00, no Jardim do Passeio dos Heróis do Mar, no Parque das Nações, em Lisboa, como o objetivo de unir a comunidade na sensibilização para a doença. De acordo com a Associação as inscrições devem ser feitas através do formulário.
A iniciativa que tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Cefaleias também pretende dar a conhecer os passos necessários para que o doente possa gerir a enxaqueca ao longo da vida, promovendo simultaneamente a prática de exercício físico e um estilo de vida saudável.
A enxaqueca é uma condição neurológica debilitante que afeta cerca de 2 milhões de portugueses, e apesar de ser a 2ª causa mundial de anos vividos com incapacidade, a enxaqueca continua a ser subvalorizada e incompreendida.
A caminhada é uma forma com a qual a MiGRA Portugal e Sociedade Portuguesa de Cefaleias pretende dar visibilidade à doença, combater o estigma a ela associado e promover uma maior compreensão sobre o impacto desta condição na vida das pessoas que dela sofrem, em particular sobre as dificuldades que o doente encontra no seu caminho pelos cuidados de saúde.
A Associação pretende ainda, desta forma, fortalecer a sua missão na luta pelos direitos das pessoas com enxaqueca e outras cefaleias, apelando ao apoio da sociedade para a continuidade do trabalho em prol dos doentes.