A doença renal crónica carateriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como a perda da função dos rins, passa a haver a retenção de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia).
Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver a doença renal crónica.
Para prevenir a doença renal crónica, os médicos recomendam:
■ vigiar o peso;
■ ter uma alimentação saudável, com redução do consumo de gorduras e de sal, bem como das porções;
■ deixar de fumar (os fumadores têm uma probabilidade três vezes maior de apresentar uma função renal diminuída);
■ fazer exercício físico;
■ controlar a hipertensão e a diabetes;
■ não beber álcool;
■ não proceder a automedicação;
■ fazer rastreios regulares.
A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) promove duas aulas abertas sobre a doença renal nos dias 10 de maio, na Universidade Sénior de Marvila, e 14 de maio, na Universidade Sénior do Gavião. Estas aulas permitem também assinalar o Dia Nacional da Luta contra a Obesidade, dado que a obesidade é um dos principais fatores de risco desta doença.
As aulas inserem-se no âmbito da campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção” e pretende envolver, até ao final do ano, mais de 500 estudantes seniores.
“Esperamos com esta campanha de consciencialização sobre a doença renal crónica contribuir para incentivar, principalmente, os mais seniores para a importância de cuidarem e protegerem os seus rins, com a adoção de um estilo de vida mais saudável. Está demonstrado que a melhor forma de reduzir a incidência da doença renal crónica é a promoção de programas de prevenção, onde se inclui a nossa campanha” explicou Jaime Tavares, presidente da ANADIAL.
A campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção” conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.