Presidente da Comissão Europeia e Comissários reúnem no dia 24 de fevereiro em Kiev com Presidente Volodymyr Zelensky.

Presidente da Comissão Europeia e Comissários reúnem no dia 24 de fevereiro em Kiev com Presidente Volodymyr Zelensky. Foto: © UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e os Comissários deslocam-se à capital da Ucrânia, Kiev, no dia 24 de fevereiro de 2025, segunda-feira. De acordo como indica a Comissão Europeia os responsáveis europeus vão “expressar o apoio inabalável da Europa à luta da Ucrânia pela independência e pela liberdade”, quando já decorreram três anos do início da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Durante os três anos de guerra, a União Europeia (UE) apoiou a Ucrânia e, refere a Comissão Europeia, fez “todos os esforços para garantir que o país esteja em condições de alcançar uma paz justa e duradoura. A UE apoiou a estabilidade financeira da Ucrânia e contribuiu para os esforços internacionais no sentido de responsabilizar a Rússia pelos seus crimes.”

A Comissão Europeia lembrou que durante os três anos “trabalhou lado a lado com a Ucrânia no processo de adesão”, com o objetivo de assegurar, à Ucrânia, um futuro no seio da UE. “A UE é o maior doador da Ucrânia, proporcionou treino militar aos seus soldados, financiou a entrega de armamento ao país e impôs sanções severas à Rússia”, acrescentou a Comissão Europeia.

No dia 24 de fevereiro, a presidente Ursula von der Leyen tem agendada uma reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e “ambos assegurarão a copresidência de uma reunião entre o colégio de comissários e o governo ucraniano para preparar o futuro da Ucrânia como nação livre, soberana e europeia.”

No início do dia da visita, os Comissários Europeus “prestará homenagem aos soldados caídos em combate e àqueles que ainda combatem na linha da frente da brutal guerra de agressão da Rússia.”