A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) pretende estimular o desenvolvimento do conhecimento e investigação no âmbito da medicina interna e para isso promove, até ao dia 15 de abril, a atribuição de três prémios para propinas de doutoramento e uma bolsa de investigação para especialistas e internos de Medicina Interna.
“A atribuição destes prémios vem comprovar o papel que a investigação clínica tem na promoção do conhecimento e da inovação nas ciências médicas, que leva não só ao desenvolvimento da especialidade de Medicina Interna, como também possibilita a melhoria da qualidade e atualidade do ensino nas faculdades de Medicina em Portugal”, referiu Lèlita Santos, internista e vice-presidente da SPMI.
Lèlita Santos acrescentou: “Sendo o internista o especialista que lida com doentes complexos, com múltiplas doenças, com doenças que afetam vários órgãos ou sistemas, assim como com pessoas com doenças raras ou com quadros clínicos difíceis, ainda sem diagnóstico, torna-se imperativo incentivar, todos os anos, a prática de investigação clínica e o desenvolvimento académico, por forma a capacitar os internistas de conhecimentos e ferramentas que possam garantir a prestação de mais e melhores cuidados de saúde”.
Cada um dos três prémios para propinas de doutoramento é constituído pelo pagamento do montante correspondente ao primeiro ano de propinas deste ciclo de estudos, nomeadamente 2 mil euros. Já a bolsa atribuída a um projeto de investigação terá o valor de 10 mil euros.
As candidaturas aos prémios e bolsa devem ser submetidas até ao dia 15 de abril, através do portal https://www.spmi.pt/premios-e-bolsas/.