O Prémio Sveriges Riksbank (Banco da Suécia) em Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, conhecido como Prémio Nobel da Economia, é atribuído em 2020, pela Real Academia de Ciências da Suécia aos norte-americanos Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson, da Stanford University, “pelas melhorias na teoria do leilão e invenções de novos formatos de leilão”
Os premiados estudaram como funcionam os leilões e usaram essa a informação para projetar novos formatos de leilão para bens e serviços. Produtos que são difíceis de vender nos formatos tradicionais, como é o caso de frequências de rádio. As descobertas beneficiaram vendedores, compradores e contribuintes em todo o mundo, refere a Real Academia de Ciências da Suécia.
As pessoas sempre venderam os bens em leilão pelo maior lance ou compraram com base na oferta mais barata. Hoje em dia, objetos que valem quantias astronómicas de dinheiro mudam de mãos todos os dias em leilões, e não são apenas objetos domésticos, arte e antiguidades, mas também títulos, minerais e energia. As aquisições públicas também podem ser realizadas num formato de leilão.
Usando a teoria do leilão, os investigadores, Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson, tentam entender os resultados das diferentes regras de licitação e preços finais, que é o formato do leilão. A análise é difícil, porque os licitantes comportam-se de forma estratégica, com base nas informações disponíveis. Eles levam em consideração o que eles próprios sabem e o que acreditam que outros licitantes possam saber.
Robert Wilson desenvolveu a teoria dos leilões de objetos com um valor comum – um valor que é incerto de antemão, mas, no final, é o mesmo para todos. Os exemplos incluem o valor futuro das frequências de rádio ou o volume de minerais numa área específica. O economista mostrou o motivo por que os licitantes racionais tendem a fazer lances abaixo da sua melhor estimativa do valor comum: eles estão preocupados com a possibilidade de perdas.
Paul Milgrom formulou uma teoria mais geral de leilões que não só permite valores comuns, mas também valores privados que variam de licitante para licitante. Ele analisou as estratégias de licitação em vários formatos de leilão bem conhecidos, demonstrando que um formato dará ao vendedor uma receita esperada mais alta quando os licitantes aprenderem mais sobre os valores estimados uns dos outros durante a licitação.
Com o tempo, as sociedades alocaram objetos cada vez mais complexos entre os utilizadores, como frequências de rádio. Em resposta, os economistas inventaram novos formatos para leiloar muitos objetos inter-relacionados simultaneamente, em nome de um vendedor motivado por amplo benefício social em vez de receita máxima. Em 1994, as autoridades dos Estados Unidos usaram pela primeira vez um de seus formatos de leilão para vender frequências de rádio a operadoras de telecomunicações. Desde então, muitos outros países seguiram o exemplo.
“Os Laureados em Ciências Económicas deste ano começaram com a teoria fundamental e depois usaram seus resultados em aplicações práticas, que se espalharam globalmente. Suas descobertas são de grande benefício para a sociedade ”, referiu Peter Fredriksson, presidente do Comité do Prémio Nobel da Economia.