A portuguesa e canadiana Maria Fátima Lucas, cofundadora e CEO da startup de biotecnologia Zymvol Biomodeling SL, localizada em Barcelona, é uma das finalistas do Prémio da União Europeia (UE) para Mulheres Inovadoras 2020. Um prémio que é financiado pelos fundos do programa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE.
O prémio tem como objetivo reconhecer a excelência dos resultados de mulheres empreendedoras que gerem empresas inovadoras e inspirar a próxima geração de inovadoras.
“Criamos química verde que ajuda o meio ambiente e, ao mesmo tempo, gera empregos altamente qualificados onde são necessários” referiu Maria Fátima Lucas, citada em comunicado da Comissão Europeia. A empresa Zymvol Biomodeling SL desenha, desenvolve e aplica modelação molecular para a identificação e otimização de novas enzimas industriais.
A lista de finalistas ao prémio junta algumas das mulheres mais talentosas e inspiradoras a trabalhar na Europa que concorrem a três prémios de 100.000 euros na categoria principal, “Mulheres Inovadoras”, e a um prémio especial de 50.000 euros que será atribuído a uma “Inovadora em Ascensão”, uma empresária excecional em início de carreira (com 35 anos ou menos).
Os vencedores vão ser anunciados durante os European Research and Innovation Days que terão lugar de 22 a 24 setembro de 2020. No mesmo evento, a Comissão Europeia irá entregar o European Capital of Innovation 2020, o EIC Horizon Prize for Affordable High-Tech for Humanitarian Aid, e o Horizon Impact Award 2020.