Portugal recebe quinto pagamento do PRR no valor de 2,9 mil milhões de euros

Portugal recebe quinto pagamento do PRR no valor de 2,9 mil milhões de euros
Portugal recebe quinto pagamento do PRR no valor de 2,9 mil milhões de euros

A Comissão Europeia faz o quinto pagamento a Portugal ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), no montante de 1,65 mil milhões de euros em subvenções e 1,25 mil milhões de euros em empréstimos (líquidos de pré-financiamento).

Para ser dada a ordem de pagamento, Portugal realizou, no quadro do MRR, resultados concretos e execução dos investimentos e reformas descritos no Plano de Recuperação e Resiliência do país.

Em 3 de julho de 2024, Portugal apresentou à Comissão Europeia este quinto pedido de pagamento, no montante de 2,9 mil milhões de euros, respeitante a 27 marcos e 15 metas, que incluem várias reformas em domínios como a gestão de resíduos, a pobreza energética e a eficiência energética, o hidrogénio renovável e o biometano, o desenvolvimento do mercado de capitais e a simplificação do sistema fiscal.

O pedido de pagamento abrange também investimentos importantes em domínios como o equipamento médico, a habitação, a mobilidade sustentável, o hidrogénio renovável e outros gases renováveis, a capitalização das empresas, a descarbonização dos transportes públicos, a digitalização das empresas, a modernização dos sistemas fiscal e aduaneiro, e a prevenção de incêndios.

Em 26 de novembro de 2024, a Comissão Europeia deu nota positiva ao pedido tendo em conta os resultados de uma avaliação preliminar do pedido de pagamento por Portugal. O parecer favorável do Comité Económico e Financeiro do Conselho sobre o pedido de pagamento abriu caminho à adoção, pela Comissão Europeia, de uma decisão final sobre o desembolso dos fundos.

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal é de 22,2 mil milhões de euros, sendo 16,3 mil milhões em subvenções e 5,9 mil milhões em empréstimos.

A Comissão Europeia indicou que também desembolsou pagamentos ao abrigo do MRR à Chéquia, no montante de 1,7 mil milhões de euros, à Alemanha de 13,5 mil milhões, à Itália de 8,7 mil milhões e à Roménia de 37,05 milhões, num total de 26,8 mil milhões de euros em empréstimos e subvenções.

Os pagamentos aos países refletem a execução das principais reformas e investimentos delineados no Plano de Recuperação e Resiliência dos Estados-Membros em causa. O total desembolsado ao abrigo do MRR atingiu agora mais de 300 mil milhões de euros.

Um valor que é considerado pela Comissão Europeia um marco importante que reflete a dimensão das reformas e dos investimentos transformadores que estão a ser realizados em todos os Estados-Membros, acelerando as transições ecológica e digital e reforçando simultaneamente a resiliência global da União.