A Comissão Europeia aprova a alteração de dois programas do Fundo Social Europeu (FSE) para Portugal. Esta alteração aos programas operacionais tem o objetivo de ajudar a combater os efeitos da pandemia de COVID-19, e ajudar para uma recuperação ecológica e digital, bem como apoiar os mais vulneráveis da sociedade.
As alterações envolvem para Portugal, um montante adicional de 64 milhões de euros para ajudar a Região Autónoma da Madeira a reforçar o sistema de saúde regional, em especial acrescentando um novo espaço ao Hospital Dr. Nélio Mendonça para os doentes com COVID-19 e para aquisição de unidades de refrigeração para armazenar medicamentos e vacinas.
As verbas são destinadas igualmente a prestar apoio às pequenas e médias empresas (PME) nos setores mais afetados pela pandemia, em particular nos investimentos empresariais em Tecnologias de Informação e na digitalização, bem como na melhoria da eficiência energética nas infraestruturas públicas e na manutenção de medidas de apoio à inclusão e ao emprego, incluindo a formação para a adaptação de competências e qualificações.