Portugal disponibiliza a Timor-Leste um lote de 12.000 doses de vacinas contra a COVID-19. Este lote, que deve chegar a Díli dia 20 de julho, inclui também o material necessário para a sua administração, designadamente seringas e agulhas.
Este envio de vacinas para Timor-Leste enquadra-se no primeiro ciclo de envio de vacinas para os PALOP e Timor-Leste, no âmbito do compromisso político assumido por Portugal de disponibilizar a estes países de língua oficial portuguesa e principais parceiros de cooperação, pelo menos 5% das vacinas contra a COVID-19 adquiridas pelo país.
Entretanto o Primeiro-Ministro, António Costa, durante a reunião da CPLP, em Luanda, anunciou que Portugal vai aumentar a disponibilidade de vacinas COVID-19 para os PALOP e Timor-Leste para 3 milhões de doses, podendo ir até a 4 milhões de doses.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros indica em comunicado que a operacionalização desta ação é resultado do esforço conjunto do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Díli, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e da Task Force do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal.