O estudante Francisco Miguel Araújo, de 17 anos, alcançou o segundo lugar da prova geral e o prémio de Honra com um projeto no domínio da Matemática, na 30ª edição do Concurso para Jovens Cientistas da União Europeia (EUCYS), em Dublin. O prémio é de 5 mil euros e inclui a possibilidade de assistir à cerimónia dos Prémios Nobel 2018.
No EUCYS destacou-se também o grupo composto por João Maria Pinto Leite, Mário Ribeiro e Catarina Brandão, 18 anos, que conquistaram o Prémio CarGill com um projeto no domínio do Ambiente.
O Concurso para Jovens Cientistas da União Europeia teve a participação de 135 estudantes com idades entre os 14 e 20 anos provenientes de 38 países que apresentaram 88 projetos cobrindo diversos campos científicos na esperança de impressionar o júri internacional e ganhar um dos prestigiados prémios.
Os vencedores partilham, no total, 57 mil euros de prémios monetários e outros prémios, tais como, visitas de estudo aos melhores centros científicos por todo o mundo para contactarem com cientistas de renome.
À margem do evento, Carlos Moedas, Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, felicitou “os vencedores pela qualidade dos projetos que apresentaram”, e referiu: “Fico muito animado por ver tanto talento nestes jovens cientistas e inovadores. São sem dúvida o futuro da Europa. Com estas inovações e descobertas seremos capazes de enfrentar melhor os grandes desafios e garantir a prosperidade e bem-estar dos cidadãos europeus.“