Portugal atinge novos máximos diários de mortes e de infetados por COVID-19, com mais 274 mortes e mais 15.333 pessoas infetadas nas últimas 24 horas.
Assim, eleva-se para 10.194 as mortes por COVID-19 e para 624.469 o número total de pessoas infetadas. Números que colocam Portugal no topo dos países com maior taxa de crescimento em número de mortes e de infetados com COVID-19 por milhão de habitantes.
Uma situação que se traduz na atual saturação dos hospitais onde já não há camas disponíveis, em enfermaria e em cuidados intensivos, com os números a indicar 5.922 pessoas internadas e 720 em cuidados intensivos.
Doentes com COVID-19 aguardam à porta dos principais hospitais do país para serem acolhidos e tratados. Hospitais de campanha estão a ser ativados para receber doentes com sintomas menos graves. Instituto Nacional de Saúde Pública Doutor Ricardo Jorge confirma presença da variante inglesa do coronavírus em Portugal que é mais infeciosa em 30 a 70% que o vírus padrão, e também da variante da África do Sul que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) indica poder reduzir a eficácia das atuais vacinas contra a COVID-19. Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses reforça capacidade de frio face ao número mortes. Crematórios saturados, com espera de uma semana. Médicos e cientistas relatam que escalada de infeções atinge níveis já extremos de rotura na segurança da saúde pública. Governo aperta medidas de confinamento para diminuir propagação do vírus.
Evolução da COVID-19 em Portugal
Evolução da COVID-19 no Mundo