Dia da Internet Mais Segura é comemorado no dia 6 de fevereiro, mais de 130 países, o mote é ‘Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor Internet começa contigo’. Em Portugal, o dia será assinalado com um evento aberto ao público, em Braga, que irá celebrar também os 10 anos de atividade do Centro Internet Segura.
Em Braga, o Dia da Internet Mais Segura, reúne diferentes especialistas, atores sociais e os parceiros do Consórcio do Centro Internet Segura (CIS), um consórcio coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
O trabalho realizado pelo CIS é abordado na ótica da prevenção, sensibilização e aconselhamento, mas também na resolução de problemas/questões apresentadas pelos cidadãos. O CIS entrou em funcionamento em janeiro de 2007 e dispõe de duas linhas de atendimento: a Linha Internet Segura e a Linha Alerta. Esta última também contatável através de um formulário online.
Os especialistas vão também debater temas como o impacto do acesso ao mundo digital em qualquer lugar, disponibilização de ligações wifi; como contribuir para uma melhor Internet e uma utilização e partilha responsável; onde ficam guardados os nossos dados; ou o impacto das Apps de gaming ou dating nas nossas relações.
O evento decorre das 9h30 e 13h00 no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Campus de Gualter. A partir das 14h15, decorre no auditório do IPDJ, em Braga, e é dirigido aos mais jovens. A participação do comediante Guilherme Geirinhas e a apresentação da peça de teatro “ID, A tua Marca na NET 2.0” a cargo dos atores, Pedro Górgia, Alexandre da Silva e Tiago Aldeia, dá outra dimensão ao debate.
No âmbito das comemorações, decorreu ainda um passatempo destinado a todos os jovens, entre os 13 e os 30 anos, que consistiu na criação de fotografias originais com o cartaz da Linha Internet Segura “Aceita o Desafio!”. Os vencedores são anunciados durante a tarde no evento, dia 6 de fevereiro.
O evento é organizado pelo Consórcio do CIS, que integra a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Fundação PT e a Microsoft Portugal e conta com o apoio do DNS.pt