As contas de 2022 da STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, que foram aprovadas em Assembleia Geral, indicam que foi mantida a trajetória de recuperação dos passageiros, com uma procura de passageiros a representar 89% face a 2019.
Em 2022 o número de passageiros transportados foi de cerca de 69 milhões, o que representa um crescimento de 35% face ao número de passageiros transportados em 2021. O modo autocarro continuou a ser o principal responsável pelo aumento verificado, com cerca de 68 milhões de passageiros transportados. O modo carro elétrico foi de um total de 565 mil passageiros o que representa um acréscimo de 315 mil face ao ano de 2021.
A frota percorreu cerca de 22,7 milhões de veículos km de serviço, um aumento de 1,9%, comparativamente com o ano anterior. A 31 de dezembro de 2022, o efetivo da STCP era de 1.334 trabalhadores, representando a redução de um trabalhador comparativamente com o ano de 2021. Face ao ano anterior, o efetivo médio aumentou em 8 elementos, atingindo os 1.321 trabalhadores.
A frota em 31 de dezembro de 2022 era constituída por 420 autocarros e 7 carros elétricos.
Em 2022 os rendimentos foram de 69,3 milhões de euros, o que se traduziu num aumento de 8,1 milhões de euros relativamente a 2021, e decomposta por:
■ a receita de transporte, de 45,2 milhões de euros, aumentou 11,8 milhões de euros fruto do crescimento da procura;
■ as compensações por obrigações de serviço público (OSP), no valor de cerca de 11,3 milhões de euros, diminuíram cerca de 5,7 milhões de euros;
■ os outros subsídios à exploração cresceram cerca de 1,7 milhões de euros, explicado pelas verbas extraordinárias de apoio ao combustível;
■ os outros rendimentos registaram um aumento de 361 mil euros.
Os gastos operacionais foram de 79,7 milhões de euros, aumentando cerca de 15,8 milhões de euros face a 2021:
■ os materiais consumidos e fornecimentos e serviços externos atingiram os 37,4 milhões de euros, um aumento de 13,9 milhões de euros, devido essencialmente ao acréscimo dos gastos com energia em 14 milhões de euros;
■ os gastos com pessoal foram cerca de 34,2 milhões de euros, aumentando 1,2 milhões de euros. Esta variação é justificada essencialmente pelo aumento salarial de 2%;
■ os outros gastos ascenderam a 518 mil euros, apresentando uma redução de 21 mil euros;
■ as amortizações, no montante de 7,6 milhões de euros, aumentaram cerca de 740 mil euros devido ao investimento em autocarros de 2021.
Em face dos valor dos rendimentos e dos gastos o EBITDA Recorrente 2022 foi negativo no montante de cerca de 2,7 milhões de euros, o que se traduziu num agravamento de 6,9 milhões de euros relativamente a 2021.
O resultado não recorrente atingiu o valor positivo de 1,7 milhões de euros em 2022, em que se destaca o aumento do “justo valor” dos ativos em propriedades de investimentos, de cerca de 1,8 milhões de euros. Assim, a variação face a 2021 foi positiva, no montante de 2 milhões de euros.
No que toca ao resultado financeiro este foi nulo no ano de 2022, de referir que de acordo com o Decreto-Lei nº 151/2019, de 11 de outubro, que definiu as condições da intermunicipalização, foi assumida pelo Estado a dívida histórica da STCP, por conta de cobertura de prejuízos, deixando de existir gastos de financiamento associados.
No entanto, o resultado líquido foi positivo no montante de 84 mil euros, apresentando um valor idêntico a 2021.
Em 2022, o valor do investimento realizado foi cerca de 2,8 milhões de euros. Destacam-se as obras de requalificação realizadas na Estação de Recolha da Via Norte, no montante de 1,6 milhões de euros e as obras de renovação do posto de abastecimento de gás de Francos, no montante 710 milhares de euros, representando 58% e 25% do investimento, respetivamente.
Perspetivas para 2023
A STCP perspetiva para 2023 até ao final do ano, a entrada em operação de 48 autocarros standard elétricos, e a instalação de 24 carregadores duplos, para cumprir o objetivo de renovação e alargamento da frota, garantindo uma prestação de um serviço público mais eficiente, em termos ambientais e económicos, e também apoiar a transição para uma economia de baixas emissões de carbono.
Estão previstos outros investimentos para aumentar a eficiência da operação, nomeadamente a requalificação do edifício da estação de recolha da Via Norte e os novos sistemas de bilhética e de apoio à exploração e informação ao público (SAEIP), e a requalificação do edifício da estação de recolha de Francos, que deverá ficar concluída em 2024.
A STCP, E.I.M, S.A. opera: Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo. O ano de 2022 é o segundo ano em que a propriedade da empresa passou do Estado para os seis municípios.