A cidade do Porto subiu no ranking fDi Intelligence do Financial Times e ganhou o prémio de Estratégia de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) de 2025, no grupo de grandes cidades europeias.
O Porto é um importante centro de talentos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, com mais de 300 startups tecnológicas, é um centro emergente de negócios digitais inovadores na Europa. Os projetos de software dominam os investimentos na cidade, com mais de metade a investir em investigação e desenvolvimento.
Uma cidade que continua a desenvolver os seus clusters em serviços digitais e de Tecnologias de Informação (TI), atraindo empresas multinacionais como a Dachser e a Volkswagen Digital Solutions.
“É com um profundo sentimento de realização sustentada que o Porto volta a receber esta conceituada distinção”, referiu Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, citado pelo Financial Times.
O trabalho desenvolvido pela agência de promoção de investimento, o InvestPorto, nomeadamente a estratégia de desenvolvimento económico, levou ao estabelecer de um centro de saúde e ciências biológicas. A Organização Mundial de Saúde mostrou estar pronta em estabelecer um centro de excelência no Porto. O primeiro do género, com foco na tecnologia, robótica e empreendedorismo na saúde, que irá ajudar a colocar Portugal na vanguarda da inovação tecnológica nos serviços de saúde.
Na escolha da cidade do Porto para a distinção foram importantes as ações da InvestPorto no apoio a startups locais através de programas como o ‘ScaleUp Porto’. Um programa que liga startups a investidores para impulsionar o crescimento e apoiar a realocação de talentos internacionais através de vistos para startups e empresas tecnológicas.
A InvestPorto também se relevou pela consciência dos desafios da cidade como destino de investimento e obteve uma pontuação elevada no ranking pelas ações para contornar esses desafios.