“Ponto de Partida”, uma criação de Bruno Machado e Juliana Moura protagonizada por Jessica Lane, assume-se como a primeira criação de funambulismo em Portugal. Uma travessia de mais de 70 metros a 20 metros de altura, com uma narrativa inspirada em Kandinsky, tem estreia a 25 de maio e repete nos dias 26 e 17.
O espetáculo, no âmbito do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, em Santa Maria da Feira. – Olha Mãe! O céu está Kandinsky! (exclama a menina ao passear no parque com os pais). Até que ponto a contemplação da arte nos afeta? “Ponto de Partida” – Travessia é um projeto de pesquisa artística de circo contemporâneo sobre o tema e a técnica do funambulismo, tendo como fonte primária de inspiração a obra e a vida do artista Wassily Kandinsky.
Uma provocação artística que se proporciona pela contemplação. O arame rasga o céu e delimita dois “mundos” paralelos. Inevitável não notar, quase impossível não olhar para céu e contemplar a escrita criativa desenvolvida pela funambulista sobre o arame. Uma caminhada em forma de meditação em busca de significados, cores e formas para esta nova realidade paralela que se formou.
Através de uma pesquisa arrojada e multidisciplinar, compõe-se uma obra plástica deambulante sobre o arame no decorrer da caminhada da funambulista. A busca de Kandinsky para relacionar a arte com espiritualidade também está presente nesta pesquisa. Conceitos desenvolvidos e trabalhados por Kandinsky como o ponto, o traço e a linha são a base de pesquisa e composição do movimento e interpretação.
Ficha artística e técnica
- Direção artística: Juliana Moura, Bruno Machado
- Intérprete Criadora: Jessica Lane
- Sonoplastia: André Borges
- Figurinos: Sara Silva
- Luz: Luís Filipe Machado
- Produção: Fernanda Moura
- Apoio Técnico de Funambulismo: Vincent Wauters; Centre Européen de Funambulisme
- Técnicos de Rigging: André Freitas, Hugo Zanardi
- Master Rigging: Bruno Frenette
- Coprodução: Festival Imaginarius, Cupula Circus Village Festival; Dinamico Festival, Festival Sul Filo del Circo, Festival Eutopia Óbidos.