A Polónia assina contrato com a Boeing para aquisição de 96 helicópteros de combate AH-64E Apache, como parte do programa polaco de helicópteros de ataque KRUK.
“Estamos honrados que o Governo da Polónia tenha depositado a sua confiança em nós”, disse Vince Logsdon, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Boeing Defense, Space & Security.
“Os helicópteros AH-64E Apache fortalecerão a capacidade operacional e a interoperabilidade da Polónia com os EUA, a OTAN e nações aliadas. Estamos ansiosos para entregar essa capacidade inigualável”, acrescentou Vince Logsdon.
A encomenda vem uma semana após o Ministério da Defesa polaco anunciar um acordo de compensação com a Boeing. O acordo inclui manutenção e suporte da frota de helicópteros Apache das Forças Armadas Polacas pela indústria de defesa polaca, juntamente com o estabelecimento de programas de treino e suporte ao desenvolvimento de um laboratório.
Os projetos de compensação têm como objetivo aumentar as capacidades de sustentabilidade da indústria de defesa polaca, apoiar a criação de empregos altamente qualificados neste campo e facilitar avanços tecnológicos, levando a benefícios económicos significativos.
“O compromisso da Polónia em adquirir 96 aeronaves representa o maior pedido de FMS na história da divisão Vertical Lift da Boeing e não apenas fará da Polónia o nosso 19º cliente global da Apache, mas também a maior operadora fora dos Estados Unidos”, disse Kathleen Jolivette, vice-presidente e gestor geral da Vertical Lift.
A Boeing tem vindo a construir o AH-64 Apache há mais de 40 anos em Mesa, Arizona. O AH-64E é a configuração mais moderna do Apache e combina um design testado em batalha com tecnologias transformacionais para oferecer uma mistura incomparável de desempenho e versatilidade. Atualmente, há mais de 1.290 Apaches a operar em todo o mundo, com suporte de sustentação e treino fornecido pela Boeing Global Services.