A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior aprovou o primeiro programa de Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental do Instituto Politécnico de Santarém, desenvolvido em parceria com os institutos politécnicos de Coimbra, Castelo Branco e Viseu.
“Este doutoramento é crucial para o Ribatejo, uma região com forte tradição agrícola e agroalimentar, permitindo reforçar o papel significativo que a nossa instituição, através da Escola Superior Agrária de Santarém, tem desempenhado para o desenvolvimento destes setores vitais”, referiu o presidente do Politécnico de Santarém, João Moutão, citado em comunicado da instituição do Ensino Superior.
O programa doutoral adotará uma abordagem interdisciplinar, integrando as áreas de agricultura, alimentação e ambiente. O objetivo para o Politécnico de Santarém com o programa de doutoramento é preparar profissionais capazes de enfrentar desafios complexos com soluções inovadoras e sustentáveis.
O Politécnico indica que as aulas serão ministradas nas instalações dos quatro politécnicos parceiros, aproveitando a excelência dos seus recursos humanos e materiais.
“Este é um passo significativo no caminho que queremos percorrer de afirmação enquanto universidade politécnica”, acrescentou João Moutão. “Pretendemos no futuro promover outros doutoramentos em áreas de formação onde também temos um ensino e investigação de excelência, promovendo a cooperação entre a academia e o setor empresarial. O nosso objetivo é promover a transferência de conhecimento e tecnologia que impulsione o desenvolvimento económico sustentável da região”.
O politécnico anunciou que as inscrições para o Doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental serão abertas em breve. Os interessados devem acompanhar os canais de comunicação oficiais do Politécnico de Santarém para obter mais informações sobre o programa e o processo de candidatura.