A equipa da Polícia Marítima (PM), ao serviço da agência FRONTEX – POSEIDON SEA 2016, tem resgatado do mar um número cada vez maior de refugiados e emigrantes, tendo já atingido os 3.618.
A equipa da PM que se encontra na Ilha Grega de Lesbos desde o dia 1 de outubro, tem vindo a desenvolver uma atividade diária de vigilância e salvamento ao longo da costa grega. Na manhã do dia 10 de setembro mais 54 emigrantes e refugiados foram resgatados de um bote no Mar Egeu.
A intervenção da guarnição que opera com a embarcação TEJO partiu da indicação dos elementos da equipa da Viatura de Vigilância Costeira da PM, que também integra a missão, de que um bote estava a dirigir-se para a costa da Grécia.
A embarcação TEJO da PM alcançou o bote, resgatando 4 bebés e crianças, 12 mulheres e 38 homens. Após o desembarque no porto de Skala Sikaminea verificou-se que uma das mulheres resgatadas era de nacionalidade espanhola, que se encontrava grávida de 3 meses, e que vivia há 5 anos na Turquia. A mulher espanhola informou que, não tendo outra forma de regressar à Europa, decidiu realizar a travessia do mar Egeu num bote sobrelotado.
Dos 3.618 resgatados pela PM, foram contabilizados 881 bebés e crianças e 783 mulheres. Nesta tarefa de apoio à Guarda-costeira Grega, que termina no próximo dia 30 de setembro, a PM deteve 5 facilitadores.