A Temu, empresa de comércio eletrónico, indica que dá prioridade à proteção da privacidade e é transparente quanto às suas práticas em matéria de dados, e que com uma capitalização de mercado de 180 mil milhões de dólares, está sujeita a uma extensa supervisão regulamentar.
A segurança e privacidade para os utilizadores está é uma prioridade da Temu, indicando que recebeu a certificação Mobile Application Security Assessment (MASA) após uma avaliação efetuada pela DEKRA, a maior organização independente do mundo de testes especializados.
A certificação MASA é a última de uma série de medidas adotadas pela Temu para aumentar a transparência das suas práticas de segurança e privacidade. Anteriormente, a Temu já tinha colaborado com a empresa de segurança cibernética HackerOne, sediada em São Francisco, EUA, para estabelecer um programa de recompensa por bugs, incentivando hackers éticos a identificar e relatar falhas de segurança no sistema da Temu.
Além disso, a Temu indicou que implementou a autenticação de dois fatores (2FA) para melhorar a segurança dos procedimentos de início de sessão dos utilizadores.
Como noticiado, dada a popularidade da plataforma, tem havido fraudes para a captura de credenciais dos utilizadores. A Temu indicou que já intentou “ações judiciais contra mais de 50 websites de phishing nos EUA e na Europa”.
A empresa indicou, também, que em novembro de 2023, a Temu obteve injunções judiciais preliminares contra websites de phishing, num esforço importante para proteger os consumidores de fraudes no comércio eletrónico.
Num processo de prevenção a Temu aconselha os utilizadores adotar particular atenção às situações seguintes:
- Indivíduos que afirmam ser mensageiros solicitando taxas extras de envio ou vendedores que alegam representar a Temu e solicitam pagamento por meio de métodos alternativos, como QR codes, e-wallets ou transferências bancárias;
- Websites ou aplicações que imitam a Temu, por vezes com notificações de prémios falsas;
- Mensagens inesperadas de números desconhecidos que oferecem serviços financeiros ou empregos a tempo parcial, solicitando informações pessoais, incluindo detalhes relacionados com a conta ou transações Temu;
- Chamadas de pessoas desconhecidas a pedir para verificar informações pessoais ou a oferecer reembolsos não solicitados.
A Temu aconselha ainda que no caso de alguma situações, como as indicadas, os utilizadores lhe devem reportar a situação.