Uma nova plataforma digital para constituir um ecossistema de Aprendizagem ao Longo da Vida, tem o contributo de uma rede de entidades que disponibilizam informação e oportunidades de aprendizagem na cidade de Lisboa.
A plataforma digital “Lisboa Cidade da Aprendizagem” foi criada pela organização internacional Badgecraft e desenvolvida para Lisboa pela Câmara Municipal, no âmbito de um projeto internacional cofinanciado pela Comissão Europeia.
Na plataforma digital são sistematizadas oportunidades de aprendizagem para as pessoas desenvolverem os seus interesses ou objetivos de aprendizagem de uma forma flexível e aberta, gerando, de acordo com os critérios definidos pelos fornecedores de aprendizagem, micro certificados (open badges) para cada aprendizagem ou lista de aprendizagens.
Os micro certificados
As oportunidades de aprendizagem divulgadas ou criadas na plataforma possibilitam a qualquer pessoa micro certificados, ou as medalhas digitais Open Badges, uma solução tecnológica suportada pela entidade coordenadora da Rede “Lisboa Cidade da Aprendizagem”, a Câmara Municipal de Lisboa e que inclui metadados, podendo ser partilhada nas redes sociais, no Curriculum Vitae ou exibida no portefólio online do utilizador.
A micro certificação pode ser obtida a partir da validação efetuada por um formador, tutor ou técnico ou pode ser obtida a partir de peer-review, através de outros aprendentes. Várias micro certificações podem ser associadas e constituir uma playlist ou percurso de aprendizagem, que possibilita a obtenção de uma micro certificação final (como vários módulos de um curso ou várias atividades de um módulo).
Rede “Lisboa Cidade da Aprendizagem”
A Rede “Lisboa Cidade da Aprendizagem”, constituída formalmente em abril de 2023, tem como objetivo criar condições para que a Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com as entidades parceiras aderentes (atualmente 53 que representam 71 fornecedores de oportunidades de aprendizagem, incluindo o IEFP, a DECO, o Pavilhão do Conhecimento, o El Corte Inglés, entre outros) possam dinamizar e promover oportunidades de aprendizagem, dentro e fora da escola, e assim capacitar e empoderar jovens e adultos para o mercado de trabalho, para o seu desenvolvimento pessoal e para uma cidadania ativa.
A iniciativa tem também como objetivo tornar Lisboa numa Cidade da Aprendizagem e associar a capital do País a este movimento global de empoderamento dos cidadãos, incluindo os mais vulneráveis e os menos qualificados, para o mercado de trabalho, para o seu desenvolvimento pessoal e para uma cidadania ativa.
Poderão integrar a Rede Lisboa Cidade da Aprendizagem todas as organizações públicas, privadas e do terceiro setor empenhadas na promoção da Aprendizagem ao Longo da Vida na cidade de Lisboa.